Capítulo 26: A aniquilação total dos Cinco Furiosos
Enquanto Bai Fan descia a montanha, em outro ponto, Víbora, Macaco e Louva-a-Deus continuavam a liderar a evacuação dos habitantes do Vale da Paz, após a partida de Tigresa.
No entanto, ao chegarem à saída sul do vale, depararam-se com uma cena que lhes gelou o coração: o Líder dos Lobos, acompanhado por milhares de soldados lupinos sedentos de sangue, bloqueava o único caminho de saída.
Os três não puderam evitar uma expressão de angústia. Embora fossem mestres em artes marciais e capazes de abrir caminho à força, o problema não era o poder do inimigo, mas a fragilidade dos residentes atrás deles. A grande maioria eram pessoas comuns, indefesas; se os lobos atacassem, seriam dizimados pelo terror.
Não havia escolha. Durante os quinhentos anos desde que o Mestre Oogway fundou o Palácio de Jade, o Vale da Paz tornou-se um verdadeiro refúgio. Os habitantes viviam em prosperidade, livres de bandidos ou senhores da guerra, protegidos pelas gerações sucessivas dos Cinco Furiosos. Eles simplesmente não tiveram a sorte de viver em tempos melhores, mas, por décadas, desfrutaram de uma tranquilidade que poucos outros povos jamais conheceram.
— O que faremos? — perguntou Víbora, com a testa franzida e o tom de voz desprovido de seu charme habitual.
— O que nos resta — respondeu Macaco, coçando a cabeça com um sorriso forçado, embora seus olhos revelassem a impotência diante da situação.
— O tempo... está acabando... — Louva-a-Deus olhou para o Palácio de Jade, envolto em nuvens carregadas, e para o cataclismo indescritível que se desenrolava no horizonte distante. O pavor tomou conta dele, e apenas o aperto firme em suas lâminas lhe trazia algum conforto.
— Podemos tentar a saída norte ou... — os olhos de Víbora tornaram-se gélidos — ...abrir caminho por aqui. Haverá centenas de baixas entre os civis, mas se esperarmos, Tai Lung nos alcançará, e então as perdas serão contadas aos milhares.
— Mas... mas... — Macaco gaguejava, incapaz de formular uma alternativa melhor.
— Vamos lutar — decidiu Louva-a-Deus. — Tentar a saída norte é impraticável, perderíamos tempo demais. Não podemos nos dar a esse luxo.
Macaco hesitou por um momento, mas acabou assentindo com pesar.
— Então, sigam-me...
Pum! Pum! Pum!
O som ensurdecedor de canhões interrompeu as palavras dos três mestres. Assustado, Macaco mordeu a própria língua, contorcendo-se de dor. Em meio à poeira e fumaça, ouviu-se o estrondo de uma marcha.
— Sua Majestade, Lorde Shen, o Pavão, chegou! — um uivo estridente ecoou pelo vale. O lobo era o antigo lacaio que, graças à sua bajulação e à sua relação peculiar com Bai Fan, ascendeu ao posto de ministro real.
Do alto de seu palanquim, Shen observava Víbora, Macaco e Louva-a-Deus com desdém, como se fossem insetos insignificantes. Com sua voz amplificada por energia interna, ele declarou:
— Aqueles que se ajoelharem e se renderem serão poupados. Aqueles que resistirem serão exterminados!
Sua voz carregava uma confiança inabalável, sustentada pela visão aterrorizante de seus soldados de elite e da artilharia pesada.
O silêncio reinou no vale, interrompido apenas pelo eco da voz de Shen. Víbora, Macaco e Louva-a-Deus sentiram um calafrio; jamais imaginaram que, além do temível Tai Lung, enfrentariam outra força de tal magnitude.
O que fazer?
Atrás deles, o pânico se instalara. O choro das crianças e o desespero dos pais criavam um caos ensurdecedor. Os soldados, em sua maioria predadores famintos que não se alimentavam há dias, observavam a cena com olhos gélidos e famintos. Eles ansiavam por uma resistência para que pudessem saciar sua sede de sangue e fome.
Diante de tal pressão, os três mestres sentiam-se acuados. Embora desejassem lutar pela honra do Palácio de Jade, a proteção dos inocentes era sua prioridade. Se resistissem, o Vale da Paz seria destruído.
Após uma troca de olhares silenciosa, decidiram sacrificar o orgulho em nome da preservação da vida. Víbora deu um passo à frente, com a voz carregada de uma humilhação contida:
— Nós nos rendemos. Mas peço que Sua Majestade contenha suas tropas. Estes habitantes são inocentes; qualquer ajuste de contas deve ser feito conosco, os representantes do Palácio de Jade. Nós assumiremos a responsabilidade.
Shen avaliou Víbora com interesse. Ela era graciosa, com escamas que brilhavam como jade, uma beleza inegável. Mas, ao notar algo em sua boca, ele ordenou friamente:
— Aproxime-se e abra a boca.
Humilhação. Absoluta humilhação. Víbora sentiu seu sangue ferver. Como uma dos Cinco Furiosos, sempre fora recebida com respeito; ser tratada dessa forma era imperdoável.
— Vamos, Víbora, apenas abra a boca e acabe com isso — sussurrou Macaco, temendo a reação de Shen.
— É, ouça o Lorde Shen! — clamavam alguns dos habitantes, desesperados. — O que ela está esperando? Não é esse o dever de um herói?
Víbora, sem escolha, abriu a boca. Shen observou atentamente e, ao confirmar que ela não possuía presas venenosas, tomou uma decisão: ela seria um presente para Bai Fan. Ele sabia que, após dias de convivência, Bai Fan ficaria satisfeito com tal mimo.
— Soldados, prendam os três. Deixem a serpente, enviem os outros dois para a masmorra junto com o grou. Quanto a esses habitantes, vigiem-nos com rigor. Ninguém deve ser ferido sem minhas ordens! — ordenou Shen ao seu lacaio.
...
— Aqui está, um presente para Vossa Majestade — disse Shen, entregando Víbora a Bai Fan com certa relutância, pois a textura de suas escamas era notavelmente suave.
— Ah... não é o momento para isso. Vamos deixar para depois — Bai Fan avaliou o peso da serpente e a devolveu a Shen. Sua expressão tornou-se séria: — Agora, proteja o Palácio de Jade e prepare o Grande Canhão de Dragão. Quando eu atrair Po e Tai Lung, eu os imobilizarei e você disparará para eliminá-los de uma vez! Proteja também Tigresa e o Mestre Shifu. Tenha o máximo cuidado.
— É perigoso demais... Deixe-me ir com você — disse Shen, apreensivo.
Bai Fan balançou a cabeça, beijou a testa do pavão e virou-se, partindo em direção ao Palácio de Jade.
— Ah... Vossa Majestade... — suspirou Shen.