Capítulo 50: A Maldição Caída dos Deuses
Anteriormente, outras pessoas já haviam estado naqueles campos, mas todas acabavam sendo expulsas por Abu.
— Está tudo bem. — Yu Qing deu um sorriso fraco, com um frio latente no olhar.
Uenqi soltou um suspiro de alívio e, ao sair, lançou um olhar para o pincel que ela segurava.
Aquela moça estava com um pincel na mão quando chegou?
Ele não conseguia se lembrar e tampouco deu importância, pois pretendia ir falar com Abu para lhe pedir que não fosse tão inóspito com os visitantes.
No entanto, assim que chegou à área onde costumavam cozinhar, ouviu Abu e Eji discutindo.
— Eu não concordo em deixá-los ficar! Vá lá fora agora mesmo e mande essa gente embora, diga que não são bem-vindos!
Arisleng largou uma perna de carneiro com força, a raiva estampada sem disfarces em seu rosto.
— Por quê? — Ajili ainda estava na metade do preparo da refeição para os hóspedes.
Ela não compreendia como Arisleng podia dizer algo assim.
Das outras vezes, tudo bem, mas dessa vez Uenqi havia pedido pessoalmente para que ficassem; será que nem assim ele aceitaria?
As mãos de Arisleng estavam manchadas com o sangue do cordeiro, e ele nem se deu ao trabalho de lavá-las, deixando as gotas tingirem o chão.
Ele respirou fundo para se acalmar e explicou:
— Você sabe muito bem o que acontece com quem vive aqui. Por que insiste em fazer isso? Será que não podemos viver em paz?
Viver em paz?
Ajili soltou um riso amargo, com uma expressão de dor nos olhos:
— Mas você sabe tão bem quanto eu que Uenqi precisa ir para a escola, ele precisa pagar os estudos!
— Ele… — Arisleng moveu os lábios, de repente sem saber o que dizer.
Ele cerrou os punhos, parecendo profundamente derrotado.
— Mas nós já…
— Cale a boca! — Ajili o interrompeu bruscamente, o olhar trêmulo voltando-se para as costas dele.
Percebendo alguma coisa, Arisleng sobressaltou-se e virou-se para trás.
Com os olhos avermelhados, Uenqi estava parado ali, vestindo roupas de um modelo muito antigo.
Ele comprimiu os lábios enquanto olhava para o próprio Abu, parecendo extremamente magoado e desolado.
— Abu… eu…
Ajili aproximou-se, abraçou-o e consolou-o em voz baixa:
— Não tenha medo, vamos deixá-los ficar. Não dê ouvidos ao seu Abu, não vamos mandá-los embora.
Dito isso, ela ergueu o olhar para Arisleng, com um apelo silencioso no fundo dos olhos.
O rosto dele exibia uma luta interna intensa e, antes que pudesse responder, Uenqi balançou a cabeça de repente.
— Não, eu posso não ir para a escola, por favor, não briguem…
Ele podia ficar sem o dinheiro, podia não estudar, podia abrir mão de qualquer coisa.
Arisleng ficou atônito.
— Uenqi…
— Uenqi! Você vai estudar, nunca mais diga uma coisa dessas! — disse Ajili com firmeza.
Ela se levantou e afagou a cabeça de Uenqi.
— Pronto, vá lá fora receber os hóspedes e não pense tanto nisso.
Uenqi hesitou: — Mas o Abu, ele…
— Estou bem, faça o que sua Eji disse e vá receber os hóspedes.
Arisleng tomou uma decisão.
Ajili ergueu os olhos, um lampejo de surpresa brilhando em seu semblante.
— Fique tranquilo, não vamos mais brigar.
Ouvindo a promessa de Abu, Uenqi esfregou os olhos, assentiu com vigor e correu alegremente para fora.
Ao vê-lo sair, Ajili soltou um leve suspiro, virou-se para o homem e disse em tom suave:
— Ele ainda é criança, não sabe de nada, não destrua os sonhos dele.
Em seguida, lavou as mãos e continuou a preparar o jantar dos hóspedes.
Arisleng permaneceu no mesmo lugar por um longo tempo, paralisado, até que finalmente deu alguns passos à frente e pegou a perna de carneiro.
— Coloque mais comida para eles.
***
Assim que Uenqi se retirou, Huta abriu lentamente seus olhos de raposa.
De um salto, ela foi parar sobre a mesa, aproximou-se da tigela de chá com leite e farejou com o focinho trêmulo.
— Há energia Yin, mas o chá com leite não tem nenhum problema.
Dito isso, ela saltou de volta para os braços de Yin Yusheng, encolheu-se numa bola e fechou os olhos.
Depois de ter engolido o "homem com a fantasia de ópera" no trem, ela precisava de algum tempo para absorvê-lo.
Yu Qing havia lhe aplicado um talismã de invisibilidade, de modo que ninguém, exceto os três, conseguia notar a presença de Huta.
Yin Yusheng estava prestes a falar quando viu Yu Qing estender o dedo indicador. Com a ponta branca e delicada, ela traçou linhas no vazio, desenhando um talismã diretamente no ar.
Um clarão dourado relampejou e um símbolo misterioso penetrou em seu corpo, deixando seu peito com uma leve sensação de frescor.
Mesmo para o taoísta Guangyi, antes de desenhar qualquer talismã, era necessário passar por uma série de rituais complexos: purificar o coração, purificar o corpo, o rosto e as mãos, além de preparar oferendas.
Só então vinha o traço do talismã, para não falar de uma façanha tão prodigiosa quanto desenhar talismãs no ar.
Os olhos de Yin Yusheng, brilhantes como estrelas, voltaram-se para Yu Qing, transbordando de pura admiração.
Ao mesmo tempo, sentia-se confuso: como alguém com um cultivo tão formidável nas artes místicas quanto Yu Qing conseguia viver reclusa em um lugar tão insignificante, completamente desconhecida do mundo?
Qin Zhi não apreciava doces e, ao notar que o chá com leite na tigela de Yu Qing havia acabado, puxou a sua própria tigela para mais perto dela.
Ele olhou para as horas: já eram oito da noite.
Com o sol ainda brilhando no céu lá fora, os moradores daquele lugar nunca achavam que havia algo de errado?
Além disso, os celulares estavam sem sinal, impossibilitados de contatar o mundo exterior.
Para evitar que os hóspedes percebessem que havia chorado, Uenqi lavou o rosto antes de voltar.
Quando ele entrou, Yin Yusheng e Yu Qing estavam tomando chá com leite, enquanto o outro hóspede, um "grande bloco de gelo" de aparência fria e distante, mantinha os cílios levemente abaixados, como se estivesse absorto em pensamentos.
Ao passar os olhos pela tigela vazia à frente de Qin Zhi, os cantos da boca de Uenqi se curvaram num sorriso.
Ele aproximou-se e sentou-se, ficando separado de Yu Qing apenas por Yin Yusheng.
— Irmã — disse ele —, você veio aos campos à procura de alguma coisa?
A luz do sol banhava o ambiente, e o reflexo dourado no chão banhava-o com um calor suave.
Yu Qing desviou levemente o olhar e pousou a tigela que segurava:
— Por que pergunta isso?
— Outras pessoas já vieram nos visitar antes. Naquela época, elas ficaram hospedadas na casa do meu amigo. Eu brinquei com ele e acabei conversando com elas, e uma das moças até me deu balas.
Na verdade, também havia pessoas que tinham vindo para se hospedar em sua própria casa, mas todas tinham sido expulsas por Abu.
Obviamente, Uenqi guardou esse detalhe para si.
— Elas vestiam roupas iguais às nossas?
Ao ouvir a pergunta de Yu Qing, Uenqi pensou por um momento antes de responder:
— Não. Algumas pareciam estranhas, e o simples contato com elas me causava mal-estar.
— Eu ouvi por acaso... Elas vieram aos campos para procurar algo. Sempre vem alguém de tempos em tempos, também com o objetivo de achar alguma coisa, mas não há tesouro nenhum por aqui.
Uenqi havia nascido naqueles campos e vivido ali por oito anos; ele sabia melhor do que ninguém se havia ou não tesouros por ali.
Se realmente houvesse algum tesouro, ele já teria sido descoberto há muito tempo, sem precisar esperar pela chegada de forasteiros.
— Que horas são agora?
Uenqi sobressaltou-se levemente.
Ele encarou os traços refinados e elegantes de Qin Zhi, sentindo uma ponta de uma inesplicável sensação de perigo.
Era como se algo aterrorizante estivesse se aproximando dele, fúnebre e ameaçador.
Contudo, além de ser um tanto gélido, aquele homem parecia não demonstrar grande hostilidade.
Uenqi atribuiu todas aquelas sensações ao fato de estar há muito tempo sem ver rostos desconhecidos.
Ele devolveu a pergunta:
— Você quer saber por que o sol nunca se põe, não é?
Os olhos de Qin Zhi estreitaram-se levemente. Ele desviou o olhar para a jovem ao seu lado e, ao ver que a expressão dela permanecia inalterada, assentiu de leve para Uenqi:
— Sim.
— O Abu e a Eji dizem que isso é um castigo enviado pelos deuses, uma maldição.
Ele parecia não compreender muito bem aquela história, limitando-se a repetir fragmentos de memórias ouvidas na infância:
— Dizem que, há muito tempo, havia um "Deus do Sol" nos campos. Ele protegia e abençoava o povo daquela terra, mas acabou sendo traído.