Pecado gera sonhos, sonhos trazem a morte. Imagine uma bela mulher, tenha um sonho encantador.
Nesta vida, é preciso contemplar as grandiosas paisagens da nossa terra. Devemos perseguir com fervor tudo o que amamos: um grande amor, a gastronomia, a velocidade das corridas, o combate corpo a corpo...
Embora existam muitos infortúnios na existência, seguimos o caminho esquecendo conforme caminhamos. Esquecemos os amores e os ódios, as mágoas e os dilemas da vida e da morte. Quando desejamos algo, a preocupação se instala; quando queremos esquecer, parece impossível; e aquilo que não queríamos perder, acaba por se desvanecer pouco a pouco.
Não consigo reter a imagem dela em minhas lembranças, nem encontrar o lar que compartilhamos, nem as simples provisões do cotidiano que se tornaram impossíveis de reunir.
Almas solitárias vagam, nascidas em busca de libertação. Os sofrimentos do mundo são, no fim, apenas passageiros. A trilha da vida é feita de tédio e dor; fixamo-nos no passado, presos ao sorvete que caiu no chão, ignorando as nuvens que pintam o céu.
A vida humana consiste em florescer. As estações passam, as flores murcham e renascem; ainda que breve, a vida deve florescer com esplendor. Devemos ser como as flores: enfrentando o frio intenso, mantendo o brilho sob o sol. As folhas caídas, mesmo que fustigadas pelo vento noturno, agarram-se obstinadamente aos galhos. Antigamente, muitos buscavam realizar seus ideais servindo ao governo, apenas para, na velhice, renunciar aos cargos e buscar o retiro. Pensei que buscar o retiro diretamente seria o caminho mais curto, afinal, quem pode garantir uma vida sem percalços? Por que atrair problemas desnecessários? Mais tarde, compreendi que isso é uma forma de sabedoria; precisamos vivenciar o processo. A vida é um percurso, e sua essência reside na iluminação.
A vida é uma jornada. Se ela já é tão difícil, por que não ser gentil consigo mesmo?
Nesta estrada, há muitas paisagens. Algumas são belas, outras decadentes e fétidas; há refeições saborosas e outras intragáveis; há multidões, algumas elegantes, outras que exalam amargura e proferem insultos.
A vida é um amálgama de sabores, mas as doçuras que guardamos no coração são raras. Não é que não existam, é que as ignoramos. Resistimos mais à dor, e é nessa resistência que passamos a vida. Ao combater tudo o que a vida apresenta, perdemos grande parte da alegria e do prazer.
A vida é curta, devemos aproveitar. Os antigos viam isso com mais clareza, em vez de esperar a velhice para se arrepender. Um objetivo na vida é o bastante; defina-o e dedique-se inteiramente a ele. A indecisão traz apenas amargura. No fim, nada se alcança e as preocupações se multiplicam. A felicidade é mais fácil de alcançar do que a dor, então por que atormentar-se repetidamente?
Sonhar deveria ser algo leve e prazeroso, mas acabamos por nos torturar até nos sonhos. O sonho é criado por nós mesmos, mas parece fugir ao nosso controle; o espírito está inquieto demais.
Dizemos que algo é "como um sonho" para descrever um feito improvável que alcançamos com facilidade. Por que, então, nos perdemos tanto dentro dos próprios sonhos? Se nos perdemos até no mundo onírico, quão caótica não deve ser a nossa realidade? E, seja na vida ou nos sonhos, frequentemente vivemos na inconsciência.
Por que não deixar de lado as preocupações e as mágoas? Imaginar uma bela figura, ter um doce sonho, não seria maravilhoso? Se pudéssemos possuir e realizar ambos, a vida ganharia um brilho extraordinário.
Há aflições por toda parte, mas o que as dissolve não são o álcool ou o cigarro, é o próprio coração. Um coração alegre atrai sonhos belos, e a morte deixa de ser um peso.
Seja observando a paisagem de casa, na rua ou no topo de uma montanha, o cenário permanece, mas o que muda é a nossa percepção, nosso entendimento e, consequentemente, nosso estado de espírito.
Ninguém estabeleceu se devemos estar felizes ou tristes ao contemplar o mundo, nem proibiu que imaginemos belezas ou sonhemos. Vivemos apenas trinta mil dias nesta terra; quantos desperdiçamos? Quantos dias vivemos genuinamente para nós mesmos? Ontem e hoje, este ano e o passado, dia após dia, ano após ano, tudo se esvai.
Há quanto tempo você não imagina, com sinceridade, uma bela figura ou tem um sonho doce? Não falo de um desejo físico estimulado pelo olhar ou pela fantasia, mas de algo autêntico, que brota da alma. Há quanto tempo alguém não faz seu coração vibrar de alegria verdadeira? Não aquele riso que vem de piadas, programas de TV ou comédias.
Vi uma vez um programa de humor onde o apresentador dizia: "Eu conto piadas, você não ri, não aplaude; por que veio com essa cara amarrada?". Pensei: "Que loucura". Eu, diante da tela, também não ri; em vez disso, chorei em silêncio. Refleti sobre as palavras do apresentador e me perguntei: "E quanto àqueles que choraram?". Não me lembro dos detalhes, apenas que algo tocou o âmago do meu ser. Não senti raiva, não houve raciocínio, apenas lágrimas silenciosas. Lembrei-me das vésperas de Ano Novo, tremendo de frio, sozinho, chorando enquanto assistia aos programas de variedades na televisão.
Buscava a alegria, mas não a encontrei na vida real. Com o tempo, minhas risadas passaram a vir apenas de programas, esquetes e piadas alheias. E, às vezes, sorrindo, eu subitamente silenciava, encarando a tela, deixando as lágrimas caírem.
Imaginar uma bela figura, ter um doce sonho... é, de fato, apenas um sonho.