Viver no pecado e morrer no delírio. Por que a tristeza de nascer, e qual o sentido de morrer?
Todas as coisas impossíveis do mundo foram realizadas pelos seres humanos. Quão grandiosos, quão imortais somos?
Por favor, mantenha firme a convicção que um dia nasceu em seu coração. Mesmo que, no fim, você fique sem nada, ao menos saberá o que estava errado, em vez de transformar cada lembrança em arrependimento.
A opinião dos outros nasce da percepção deles, enquanto as suas escolhas dependem da sua própria compreensão e dos seus pensamentos. Não existe algo absolutamente certo ou errado, nem é preciso se preocupar com o que é bom ou mau. Somente aquilo que vivemos pode enriquecer a nossa existência.
Mas a vida, ah, a vida é feita de perdas e arrependimentos incessantes. Uma vez após outra, como um vaga-lume perdido, vagando em círculos sem saber para onde ir. As opiniões do mundo exterior ainda não são o pior; são as zombarias da família que fazem alguém perder o sentido de continuar vivo.
Cada pessoa é um indivíduo que perdeu o rumo dentro do próprio mundo. Correntes impossíveis de romper, como o coração indomável aprisionado sob a Montanha dos Cinco Dedos. Nascemos essencialmente sozinhos; além de rir de nós mesmos, de onde viria tanta tristeza e solidão? O mundo do qual desejamos fugir mantém aprisionado apenas o nosso próprio coração.
Viver neste mundo, no fim das contas, sempre nos reconduz ao dinheiro. Não há o chamado certo ou errado, nem o chamado bom ou mau; há apenas dinheiro. O dinheiro não tem culpa.
E, neste mundo, além de conhecer mais coisas e ampliar os próprios horizontes, devemos perseguir aquilo que desejamos. A visão de mundo é um nível, mas também uma classe. Todas as diferenças entre as pessoas, em sua raiz mais profunda, estão no dinheiro e no poder. Em essência, ninguém é diferente de ninguém; ainda assim, há quem nasça extraordinário e quem pareça destinado a uma vida incomum. Reclamamos da injustiça do destino, mas o que isso representa diante da vida e da morte?
Todos entendem que basta sermos nós mesmos, mas ser nós mesmos é difícil. Abandonar tudo, contemplar as paisagens que desejamos ver, escalar as montanhas que queremos subir, aprender aquilo que queremos aprender, ir aos lugares que desejamos conhecer e fazer o que realmente queremos fazer. Esvaziar a mente, sentir a vida, sentir a natureza.
Ser como um louco, agir como um tolo.
São pouquíssimos aqueles capazes de abandonar todas as preocupações e caminhar sozinhos, livres e destemidos. Quem consegue deixar de lado a família e o trabalho, ignorar dinheiro e fama, apenas por causa de uma viagem? Sem dinheiro, no fim, não se consegue dar sequer um passo.
Talvez seja possível viajar a pé, com pouco ou nenhum dinheiro; se houver um ideal no coração, qualquer lugar poderá ser alcançado. Muitas coisas dependem apenas de decidirmos fazê-las. Talvez o que torne tudo difícil sejam os obstáculos que nós mesmos erguemos, ampliando as dificuldades sem sequer tentar descobrir se são realmente intransponíveis. Quando começamos e persistimos, nada permanece verdadeiramente difícil. Todos compreendem esses princípios, mas quase ninguém consegue vivê-los. Por isso, nesta era de explosão da informação, que também é uma era de superficialidade, tudo parece vazio e empobrecido. Qualquer pessoa pode se tornar professora dos outros; qualquer pessoa pode proferir uma infinidade de verdades, enquanto vive a própria vida em completa desordem.
Conheci muitas pessoas e ouvi muitas histórias, mas ainda assim não consegui viver bem esta vida. Percorri muitos caminhos e fiz muitas coisas; mesmo na velhice, continuo sem nada. Por que não conseguimos viver bem? No fim, tudo precisa se concretizar na união entre saber e agir.
Onde, afinal, se encontra esta vida comum? Talvez ela exista no sonho de outras pessoas, na condição de uma ferramenta perfeita. Nunca vivemos por nós mesmos: não fomos protagonistas da própria história, nem nos tornamos protagonistas na boca dos outros. Apenas permanecemos deitados em algum canto, entregues às lembranças do passado e às expectativas do futuro, enquanto nos queixamos unicamente do presente.
A vida é como um fogo de artifício: breve e fugaz. Entre altos e baixos, entre o movimento e a quietude, tudo é vida!
Montanhas e rios resplandecentes; o coração anseia por eles, mas os olhos turvos já não conseguem distingui-los.
O céu e a terra são misteriosos, e todas as coisas se entrelaçam; contudo, o corpo enfermo já não consegue se curvar.
Por que lamentar ter nascido? Que sentido há em morrer? No fim, não compreendemos nem a vida nem a morte. Que sentido há em nascer? Por que lamentar a morte? Somos, afinal, como cães de palha e galhos secos. Cada pessoa envelhece lentamente, isolada, até morrer.