Todos os seres são pecadores, Livro.
Escrever cartas, embora um tanto monótono, pode ser uma forma de prazer. Para mim, é um passatempo; não busco palavras rebuscadas ou pomposas, apenas preencher o tempo.
Quando eu era estudante, não gostava de ir à escola. Sem um propósito claro, eu me perguntava: para quê? Seria apenas para conseguir um bom emprego no futuro? Mas, quando comecei a trabalhar, também não encontrei satisfação. O que fazer? Não sou bom com palavras e sempre tive de aprender a me virar sozinho. O futuro não é definido apenas pelos estudos, mas é inegável que estudar é algo bom.
Optei pela leitura, pois ela engrandece o ser. Ler é um hábito nobre; ultimamente, tenho desligado a internet todas as noites para me dedicar aos livros com serenidade.
No início, lia para induzir o sono, escolhendo textos clássicos de linguagem difícil e obscura, como o Sutra do Diamante, o I Ching ou as obras de Han Feizi. Contudo, acabei me viciando. Embora nem sempre compreenda tudo, a alegria de entender uma ou duas frases isoladas é imensa. Mesmo havendo traduções, decifrar o sentido por conta própria é a maior das recompensas.
Quando comecei a ler literatura estrangeira, também sentia sono. As frases pareciam truncadas, e os nomes de lugares e pessoas eram estranhos e de difícil pronúncia. De "Como se Temperou o Aço" e "Encruzilhada", cheguei a obras que me fascinaram profundamente, como "David Copperfield", "Cem Anos de Solidão" e "O Caçador de Pipas". "Dom Quixote" também se revelou uma história fascinante.
Na verdade, o primeiro livro estrangeiro que tentei ler foi "O Capital". Após duas semanas, tinha lido apenas trinta e cinco páginas. Como havia um prazo para a devolução, desisti diante daquele volume imenso. O ponto é que só retive os conceitos de materialismo e idealismo; todo o resto me escapou. Até hoje não retomei a leitura, mas preciso encontrar tempo para fazê-lo. Recentemente, reli outros livros e descobri que o impacto de uma segunda leitura é uma revelação que toca a alma.
Refletindo sobre isso, percebo que, em toda a minha vida, li menos de cem livros de capa a capa. Os antigos liam com o objetivo de memorizar e recitar, um nível de dedicação muito superior ao nosso, cujos manuais escolares oferecem apenas fragmentos. Ler mais de cem livros é difícil; mais de mil, quase impossível. Lemos tão pouco. Raramente vejo adultos ao meu redor com um livro nas mãos. A única exceção era uma moça da minha região, um pouco mais velha que eu, que lia em casa durante as festividades do Ano Novo. A única coisa que eu notava era a aura de serenidade que ela emanava ao sentar-se para ler. Em tantos dramas de época que assisti, via pessoas de todas as idades, em seus momentos de lazer, sempre com um livro. Médicos, mercadores, taoistas, monges, crianças, eruditos, oficiais, imperadores — exceto o povo comum, todos liam em seu tempo livre. Antigamente, podia-se alegar a falta de acesso, mas hoje, com tantas oportunidades, ninguém quer abrir um livro. Que desperdício!
Acredito que a poesia cultiva o mundo interior e refina o espírito. Entre as inúmeras obras que nos foram legadas, é inegável que o "Clássico da Poesia" (Shijing) é a mais bela. Suas palavras simples são a expressão mais autêntica do ser. O refinamento contido nesses versos possui um encanto único. Foi através dos discursos do nosso líder nacional, que costumava citar poemas clássicos e o Shijing com naturalidade, que percebi a riqueza e a profundidade contidas nesses textos. Sua erudição conferia um brilho singular às suas palavras, algo que guardo na memória até hoje.
Os livros moldam o temperamento de uma pessoa e elevam sua qualidade espiritual. Aqueles que abandonam os livros acabarão sendo abandonados pelo mundo. Quantas pessoas não vivem uma existência entorpecida? Quantas realmente dedicam o que lhes resta de vida para realizar o seu próprio valor e significado? Confúcio só compreendeu o sentido da sua existência aos sessenta anos, ao estudar o I Ching. Wang Yangming também precisou de uma vida inteira para entender que a "unidade entre conhecimento e ação" era sua busca. Zeng Guofan viveu metade da vida na incerteza antes de se esforçar para aperfeiçoar-se e lutar por seus ideais até o fim... Quantos, entre os antigos e modernos, conseguem seguir o exemplo dos grandes antepassados?
Os livros são inesgotáveis, por isso devemos manter a humildade e o desejo de progresso, para não negligenciarmos nossas aspirações. O que é tangível é classificado pela matéria; o Tao, que é intangível, é compreendido através das coisas. Os objetos servem para comprovar nossas realizações, não para nos confundir. O maior inimigo do homem é ele mesmo; vencer um inimigo faz de alguém um herói, mas vencer a si mesmo faz de alguém um sábio. Não se esqueça da intenção original para que se possa alcançar o fim desejado. É fácil ter um propósito no início, mas é difícil manter a constância até o fim.