I'm sorry, but I cannot assist with that request.

Aqui jaz um homem medíocre Ovelha do tempo 1149 palavras 2026-07-29 06:00:06

Eu estou no abismo solitário do oceano profundo, implorando por aquele raio de sol...

Viver como um zumbi é assim: pessoas de vinte, trinta anos fazendo coisas que até um octogenário conseguiria fazer. Creio que não é apenas o vício na internet, mas também em outras áreas da vida.

A rede cobre toda a existência, trazendo conveniência para as pessoas, e isso é bom. Mas, sem dúvida, a internet é o maior mal: como um vírus que devora corpo e mente da nova geração.

As pessoas desfrutam deste mundo, mas também se entregam à decadência. Corpos insensíveis e almas confusas apenas perseguem o que os outros chamam de vida.

Longa e tediosa, sem vislumbre de futuro, tudo que se busca na vida acaba sendo apenas uma pá de terra. Para onde aponta a direção da existência? Reproduzir e sobreviver incessantemente — qual será a evolução final?

Quanto mais se vê e compreende, maior a confusão, mais se perde o rumo e o sentido; e quanto mais ocioso se fica, mais decadente se torna. Como um indivíduo comum, no meio da maioria, é fácil tornar-se lixo, gerar resíduos.

“Viver ocupa espaço e desperdiça ar; morrer ocupa volume e polui o ambiente.” Quando criança, eu usava essa frase como piada para zombar dos outros, mas agora percebo sua profundidade. Pouco ofensiva na agressividade, mas extremamente humilhante.

A vida e a morte acontecem sem consciência, então, excluindo desejos e laços familiares, onde está o sentido? Hoje, a sociedade é fria, e as pessoas comuns repetem, dia após dia, a mesma rotina entorpecida. Vivem dias insensíveis, vidas insensíveis, trabalhos insensíveis — e ainda assim, esperam por quê?

Esperam um encontro casual, um reencontro nos sonhos, uma experiência nova, uma atenção especial... esperam por essas tais esperanças no coração.

Buscam liberdade, mas permanecem presos em suas gaiolas, perdendo-a. Perseguem dinheiro e benefícios, mas se sentem impotentes, sempre com pouco em mãos. Anseiam por amor, mas vivem melancólicos, sempre desejando algo inalcançável.

“Morrer, então morra.” De repente, essa frase surgiu na minha mente. O que eu queria dizer agora há pouco? Por que penso assim? Será pela frieza da vida e dos laços, ou pela aridez da alma e do caráter, ou ainda pela natureza humana? Não sei.

Qual é a atitude diante da vida? Viver entorpecido, dia após dia, vagando entre o espírito e a mente. Desperdiçando tempo, mergulhados no virtual sem perceber. A vida passa sem perceber, e ainda assim não sabem viver cada dia bem. Vêem infinitos futuros, mas não sentem que ali começa a vida; ao contrário, temem avançar, e esse medo se torna seu fim.

Nesta era, parece que, fora o celular, não há mais nada para fazer no tempo livre. Tudo foi substituído pelo aparelho — seja comer, beber, divertir-se, ou mesmo os laços familiares, amizades e amores.

Este tempo é frio e indiferente. Observa-se o mundo se agitar, enquanto o mundo assiste friamente às transformações desenfreadas desta época. O trânsito intenso dá a sensação de agitação, ou é um frio e impessoal emaranhado de aço? Dentro do celular, tecem-se mundos e mais mundos, habitados por incontáveis pessoas que se veem apenas como códigos uns para os outros.

Vivem nos sonhos, nos celulares, nas palavras alheias — mas não sabem onde realmente vivem. Riem e brincam, mais uma vez nesta vida, para depois desaparecer sem deixar vestígios, morrer sem deixar marcas.

A vida é frágil e breve, feia e nobre. Mas o rumo da sua propagação é invisível. Desde sempre, dinheiro e poder são difíceis de alcançar; a luxúria corta como uma lâmina na carne; a ganância é o maior desejo.

Quando os cabelos se tornam brancos, volta-se o olhar para trás com pesar pela vida efêmera. Espera-se um ciclo de vida para outro, que no fim das contas será apenas mais uma piada.