Capítulo trinta e seis: Coerção
Ye Yun e Su Shuangyue firmaram um contrato, deixando duzentas moedas de prata sob seus cuidados para contratar um marceneiro para a confecção dos móveis.
Aproveitando-se do papel e da tinta da loja, ela desenhou moldes de manequins de madeira, essenciais para a exposição de roupas prontas, baseando-se nos modelos que conhecera nos centros comerciais de sua vida passada.
— A ideia é engenhosa, mas o desenho está horrível.
Su Shuangyue observou o esboço com uma careta, visivelmente insatisfeita.
Ye Yun teve um estalo de inspiração e empurrou a segunda irmã para frente:
— Deixe que a minha segunda irmã refaça. Ela é quem desenha todos os bordados; é muito melhor do que eu.
Su Shuangyue assentiu; aquele rascunho era de fato ininteligível para qualquer marceneiro.
— Eu aprendi sozinha, só sei fazer desenhos simples — murmurou Ye Qing, mantendo a cabeça baixa, desconfortável por ser o foco das atenções, especialmente diante de uma artista que ela sempre admirara.
Ela sabia das boas intenções da irmã mais nova e não podia recusar.
Logo, manequins de formas graciosas ganharam vida no papel. As linhas eram fluidas, o traço firme, revelando uma base técnica sólida. Mesmo sem cabeça, aqueles poucos traços delineavam os manequins com uma beleza natural, como se possuíssem uma elegância intrínseca.
Su Shuangyue pegou o papel e o examinou por um longo momento, depois olhou para Ye Qing. Seus lábios tremeram, mas ela conteve a emoção e desviou o olhar.
— O desenho está bom. Agora o marceneiro conseguirá entender.
Ye Yun sentiu um leve desapontamento, compreendendo que Su Shuangyue guardava feridas profundas. Para que a segunda irmã conseguisse ser sua aprendiz, seria necessário curar essas mágoas.
Ye Qing, por outro lado, estava radiante, com o rosto corado de tanta empolgação contida.
Como já era tarde, Ye Yun marcou de retornar à cidade depois de dois dias e, junto com seu mestre e os outros, subiu na carroça de boi que os levaria de volta à aldeia.
— Mãe, como vamos estudar e abrir uma loja, o melhor é morarmos nela. Os fundos do estabelecimento são espaçosos o suficiente.
Acostumadas a seguir as sugestões de Ye Yun em assuntos importantes, a Sra. Ye e as outras não viram objeções.
— É claro que uma família deve permanecer unida. Mestre, vocês também virão morar na cidade? — perguntou Ye Yun, olhando para seu mestre. — O gerente Su pode ficar conosco, e vocês podem se instalar nos fundos da livraria.
— Precisamos considerar isso. Na cidade, é fácil sermos descobertos — ponderou Gong Jingsong. Ele estava hesitante; na verdade, o caminho mais seguro seria partir dali imediatamente. — Já nos expusemos demais diante da família Lan. Em pouco tempo descobrirão nossa verdadeira identidade e, então, nossos inimigos chegarão rapidamente.
— Sinto muito, mestre. A culpa é minha por ter sido tão imprudente.
Ye Yun sentiu-se culpada por não ter pensado neles antes; deveria tê-los impedido de se mostrarem a Lan Yuxiang.
Gong Jingsong balançou a cabeça, consolando-a de que ela não sabia e que a culpa não era dela.
O grupo, que antes estava de bom humor, viu a alegria ser dissipada pela sombra do perigo iminente. Ye Yun concluiu que seu poder de defesa ainda era insuficiente; precisava preparar venenos e poções, quanto mais, melhor.
Em meio aos pensamentos, chegaram à aldeia e notaram os moradores descendo a montanha em pequenos grupos, carregando ramos de figueira-da-índia. Pela quantidade, parecia que haviam arrancado quase todas as plantas da montanha.
Ao verem o grupo de Ye Yun, alguns desviaram o olhar com culpa, enquanto outros exibiam um ar de triunfo. Alguns, porém, foram mais calorosos:
— Doutor Gong, Sra. Ye, voltaram da cidade? Estão chegando tarde, será que conseguirão vender a geleia de amido amanhã?
— As figueiras da montanha pertencem a toda a aldeia. Se precisarem dos frutos, podem procurar primeiro na minha casa, fazemos dez frutos por duas moedas de cobre.
Outros riam da astúcia do vizinho e também começaram a oferecer seus próprios frutos.
— Que falta de vergonha! — exclamou Ye Qing, sempre de língua afiada, acompanhada pelas indignações silenciosas da gentil Ye Wan e da Sra. Ye.
Ye Yun conteve a raiva deles e, mantendo a serenidade, pediu ao condutor que desviasse a carroça para a casa do chefe da aldeia.
— Eles são realmente persistentes. Mas ir ao chefe não servirá de nada, sem a permissão do patriarca e do chefe, nós não ousaríamos agir assim.
— Somos todos da mesma aldeia, quem mandou eles serem gananciosos? Agora, duvido que não entreguem a receita da geleia.
Os moradores zombavam enquanto voltavam para suas casas, chamando outros para espiar o que aconteceria na casa do chefe.
— O chefe está em casa? — perguntou Ye Yun ao entrar no pátio. A esposa do chefe saiu ao ouvir a voz.
— Ele não está, voltem amanhã.
— Que coincidência? Eu justamente queria ensinar a receita da geleia a todos.
Ye Yun viu duas sombras na janela, escondendo-se claramente de sua fúria. A esposa do chefe hesitou e olhou involuntariamente para o cômodo à esquerda.
— É... é isso mesmo, precisam esperar até amanhã, quando ele...
— Guixia, você está tão ocupada bordando que esqueceu que estou descansando aqui dentro? — A porta foi aberta bruscamente e o chefe saiu com um sorriso forçado. — Se a pequena doutora Ye tem algo urgente, não posso deixá-la esperando.
Um brilho de escárnio passou pelos olhos de Ye Yun, mas ela disse que não havia problema. Gong Jingsong, porém, não lhe deu trégua e começou a repreendê-lo:
— Seu patife! Já que permitiu que arrancassem as figueiras, tenha a coragem de enfrentar nossa ira, em vez de se esconder. Seu plano foi muito bem arquitetado, não foi?
O chefe corou de vergonha, arrastou-os para dentro de casa e fechou a porta rapidamente.
— Doutor Gong, eu fui forçado! Toda a aldeia se uniu ao patriarca para me pressionar, não tive escolha.
Ele fez um sinal para a esposa, e ambos serviram chá e pediram desculpas. Gong Jingsong continuava resmungando, e a Sra. Ye, que nunca havia se desentendido com ninguém, permanecia de rosto frio, ignorando a esposa do chefe. O mesmo ocorria com Ye Wan e Gong Zhi.
Ye Yun observava o desespero do casal, que queria pedir a receita, mas não tinha coragem. Após um longo silêncio, ela finalmente falou:
— Chefe, entendam que vocês têm suas dificuldades, mas nós não somos pessoas fáceis de intimidar. Se continuarem com essa pressão cruel, simplesmente pararemos de vender e nunca entregaremos a receita. Vocês não poderão fazer nada.
O casal e todos que ouviam atrás da porta rangeram os dentes de frustração; eles sabiam que ela tinha razão.
— Pequena doutora Ye, não fique brava. Somos todos da mesma aldeia, deveríamos ser unidos para nos ajudarmos.
O tom do chefe tornou-se ainda mais suave, tentando convencê-la com grandes discursos sobre solidariedade. Sua esposa também começou a relembrar como os moradores da aldeia haviam ajudado a Sra. Ye e suas filhas em tempos difíceis.
Ye Yun suspirou. Se não fosse pela ajuda que receberam no passado, ela jamais teria deixado o assunto passar.
— A senhora tem razão. Pelo que houve no passado, vamos esquecer isso — Ye Yun sorriu e tirou da manga a receita que já havia preparado. — Posso dar a receita para a aldeia, mas quero uma parte dos lucros: dez por cento de tudo o que arrecadarem a cada três meses.
Ela abriu os papéis com várias receitas de geleias de sabores diferentes e outros petiscos simples.
— Isso é o suficiente para que todos na aldeia ganhem dinheiro. O ideal é que cada família venda algo diferente para evitar a concorrência interna. Se me ouvirem, certamente prosperarão.
O chefe ficou extasiado e tentou pegar as receitas, mas Ye Yun recolheu-as rapidamente, deixando à vista apenas a receita de um petisco de inverno. A lista de ingredientes estava incompleta, então, mesmo que o chefe tentasse memorizar, não conseguiria reproduzir o prato.
— Chefe, peça primeiro para que todos os moradores assinem um contrato comigo. Depois disso, entregarei o restante.