Capítulo Doze

O Péssimo Aluno é Obrigado a Fazer o Exame Imperial Refletido na luz da lua 3059 palavras 2026-07-29 06:01:21

Cheng Zi’an passou pelos dois dias mais difíceis de sua vida. Além de comer, dormir e ir ao banheiro, ele só lia e fazia lição de casa. Mesmo quando ia ao banheiro, Cheng Zhen ficava do lado de fora segurando um bastão; se demorasse um pouco, ele batia no bastão com força e perguntava: “Você caiu na latrina?” Cheng Zi’an choramingava, contando inúmeras desvantagens. A única vantagem era que Cheng Zhen lembrava das tarefas da escola e o obrigava a terminar tudo nesses dois dias.

Sem dívidas, leve como uma pena, Cheng Zi’an, como se tivesse saído da prisão, finalmente podia ver o sol novamente e começar a brincar.

Antes do amanhecer, Cui Su-niang o acordou para lavar o rosto, e a tia Qin preparou uma infusão medicinal para lavá-lo da cabeça aos pés, deixando-o completamente limpo. Cui Su-niang ainda passou vinho de cânfora na testa e atrás das orelhas dele, e pendurou um sachê repelente de insetos na cintura.

Na porta da casa da família Cheng, penduraram folhas de artemísia e calamus. Qing Chuan já havia varrido o pátio e vestido roupas limpas; assim como Cheng Zi’an, pendurava o sachê na cintura.

Depois de um café da manhã apressado, ainda com o céu pouco claro, o velho Zhang preparou a carroça de bois e a de burros. Cheng Zhen levou Cui Su-niang e Cheng Zi’an na carroça de burros, enquanto a tia Qin, Yun Duo e Qing Chuan seguiram na carroça de bois. Trancaram a porta da casa e partiram todos juntos para a cidade principal para assistir à festividade.

Após cerca de meia hora de viagem, chegaram ao portão da cidade. Uma longa fila de carros e cavalos aguardava para entrar, e Cheng Zi’an esticava o pescoço, observando atentamente.

Os veículos eram divididos entre carroças de bois, de burros e carruagens puxadas a cavalo. As carroças da família Cheng tinham compartimentos cobertos, não tão luxuosas quanto as carruagens das famílias ricas, mas muito melhores do que as carroças abertas puxadas por bois, onde pessoas e mercadorias se amontoavam.

As carruagens a cavalo entravam rapidamente; os guardas do portão, ao verem o brasão, faziam uma reverência e as liberavam com respeito. Mas, ao chegarem às carroças puxadas por bois, a expressão dos guardas mudava, mostrando impaciência, e eles gritavam de longe: “Desçam! Na cidade há muita gente, não permitimos veículos que possam atropelar pessoas importantes. Vocês podem bancar o que vier?”

O cocheiro que guiava a carroça parou, falou algumas palavras com os passageiros e todos desceram, carregando suas cestas. O cocheiro levou a carroça para um galpão perto do portão, pagou uma pequena quantia para guardar o boi ali.

Os cidadãos que carregavam as cestas faziam reverências respeitosas aos guardas, que nem sequer erguiam as pálpebras, demonstrando arrogância ao liberá-los.

Finalmente, quando chegou a vez das duas carroças da família Cheng, os guardas apenas lançaram um olhar rápido e lhes fizeram um gesto para seguir.

O velho Zhang guiou o burro para entrar pelo portal da cidade; a luz dentro parecia tanto clara quanto escura, e Cheng Zi’an, encostado no batente da janela, não pôde deixar de sorrir.

A divisão de classes era realmente clara!

Ter uma boa carruagem não garantia que a pessoa fosse boa, mas certamente era o melhor passe para se locomover.

Cheng Zi’an olhou para Cheng Zhen e disse: “Papai, nossa família também deveria comprar um cavalo.”

Cheng Zhen o fulminou com o olhar e respondeu: “Você pode bancar isso? Pare de querer competir com os outros.”

Cheng Zi’an soltou um gemido preguiçoso; em sua vida anterior ele teve um cavalo, sabia que comprar um era caro e mantê-lo era ainda mais dispendioso.

Passear a cavalo para admirar as flores, disputar brigas de galos e cães eram o passatempo dos playboys.

Passear a burro para admirar as flores era realmente uma coisa muito fraca!

---

Depois de entrar na cidade, as ruas estavam cheias de gente. A corrida de barcos-dragão acontecia no rio Qing, e o caminho para a margem já começava a ficar congestionado.

Vendedores ambulantes aproveitavam para gritar e vender seus produtos, desde comidas até frutas frescas, e até pequenos comerciantes de gatos e cães se deslocavam habilmente no meio da multidão.

O velho Zhang conhecia bem o caminho e guiava as carroças pelas ruas até a viela onde morava a família Cui. A viela, embora tranquila, não deixava de ser animada; a duas vielas dali ficava a rua principal, repleta de lojas diversas — armazéns, restaurantes, casas de tecidos — todas alinhadas umas às outras.

Ao entrar na entrada da viela, o barulho da rua ficava para trás, dando lugar a uma calma e tranquilidade. As árvores de olmo que se estendiam sobre os muros do pátio estavam verdes e viçosas; o sol filtrava suas folhas, lançando manchas de luz pelo chão.

As famílias Cui Wen e Cui Wu moravam lado a lado, separadas apenas por um muro. Os dois irmãos já esperavam na porta; ao avistarem os veículos, Cui Wen ficou à frente, Cui Wu atrás, ambos com sorrisos largos, apressando-se para abrir as cortinas das carroças.

Cheng Zhen e Cui Su-niang desceram, trocando sorrisos e cumprimentos. Cui Wu estendeu o braço com força, antes que Cheng Zi’an percebesse, ele já o segurava debaixo do braço, enquanto sua gargalhada ressoava aos ouvidos: “Igualzinho a uma moça bonita, sobrinho e tio, essa aparência veio de mim com certeza!”

Cui Wen bateu no braço dele, rindo e reclamando: “Solta ele logo! Se fosse parecido com você, Zi’an já teria chorado.”

Cui Wu soltou Cheng Zi’an com um risinho, ajeitou o coque torto na cabeça dele e disse: “Vamos entrar para conversar.”

O trigo recém-colhido e a farinha moída tinham um aroma especial; Cui Su-niang trouxe de propósito dois sacos de tecido para os dois irmãos, além de muitas pequenas flores e enfeites para as cunhadas, sobrinhos e sobrinhas, enchendo uma grande caixa.

Enquanto Cheng Zhen mandava o velho Zhang e Qing Chuan descarregarem os presentes, perguntou: “Irmão, você não foi para a ronda hoje?”

Cui Wu respondeu: “Minha irmãzinha dificilmente volta, então tirei uma folga para levá-los até a margem do rio Qing. Lá tem muita gente, vocês não conseguiriam entrar sozinhos.”

Cui Wen olhou para o céu e disse: “Não somos estranhos, não vamos descansar, precisamos ir logo, vai ficar ainda mais cheio.”

Cheng Zhen concordou; Cui Wu precisava ir trabalhar, então gritou para dentro da casa: “Vamos, saiam logo!”

Cheng Zi’an ouviu e riu assustado; Cui Wu era imponente e robusto, mas sua voz era ainda mais forte que seu corpo.

Os três irmãos e irmã tinham traços com cerca de cinquenta por cento de semelhança; Cui Wen era gentil e educado, dava para perceber que eram irmãos à primeira vista. Cui Wu, por sua presença e porte, parecia um estranho.

Após alguns gritos de Cui Wu, os passos começaram a soar nas duas casas; as esposas, Xu e Fang, apareceram com os filhos e filhas, acompanhadas das amas, criadas e servos, formando um grupo barulhento.

Todos se cumprimentaram, e Cheng Zi’an já estava confuso só de tentar decorar os nomes.

Cui Wen tinha dois filhos e uma filha; o primogênito Cui Yaozu, com quinze anos, já era policial no departamento e estava em negociação para casamento, por isso não estava na margem do rio. O segundo filho, Cui Yaozong, com treze anos, não gostava de estudar e aprendia a trabalhar como escrivão ao lado do pai. A filha mais nova, Cui Yu, tinha seis anos, era adorável como uma joia e, no período da troca dos dentes, era vaidosa; após cumprimentar, fechava a boca firmemente, sem querer falar mais nada.

Cui Wu tinha apenas um filho e uma filha; o primogênito Cui Yaoguang, também com treze anos, estudava numa escola particular da cidade. A filha, Cui He, com nove anos, era mais madura e puxava Cui Yu pela mão, dizendo: “Quando tiver muita gente, irmãzinha, não saia correndo.”

A casa dos Cui não ficava longe do local da corrida de barcos-dragão no rio Qing; a pé, levava-se o tempo de queimar duas incensadas.

Cui Wen, Cui Wu e Cheng Zhen caminhavam na frente; Cui Su-niang, Xu e Fang, com as crianças, eram acompanhadas pelas amas, criadas e servos, dirigindo-se para a margem do rio Qing.

Cui Yaoguang foi encarregado por seu pai de cuidar de Cheng Zi’an; embora não gostasse de brincar com crianças pequenas, ele obedeceu e, vendo que Cheng Zi’an olhava para todos os lados enquanto caminhava, rapidamente estendeu a mão para protegê-lo: “Zi’an, tome cuidado para não ser esbarrado.”

Cheng Zi’an respondeu com um “sim” sem entusiasmo, mas continuava atraído pela agitação da rua.

Não era que a rua fosse especialmente movimentada, ele era apenas curioso. Ali havia uma verdadeira atmosfera antiga, cheia do calor humano; pela primeira vez na vida, ele sentiu de forma clara e concreta que estava na grande Zhou.

Essa curiosidade logo se transformou em profunda melancolia e solidão.

Ele realmente estava na grande Zhou!

Durante todo o caminho, Cheng Zi’an permaneceu quieto. Quanto mais se aproximavam da margem do rio Qing, mais apertada ficava a multidão. Cui Wu vestia o uniforme do departamento e carregava uma grande espada na cintura, gritando para a multidão se afastar; ao perceberem que ele era um oficial, as pessoas abriram caminho espontaneamente.

Cheng Zi’an seguiu com todos e parou num canto com boa visão.

No melhor lugar para assistir à corrida de barcos-dragão, havia uma plataforma alta construída, com tendas montadas em ambos os lados, separando os convidados especiais da multidão. Criados e servas ficavam fora das tendas, prontos para atender.

Os barcos-dragão estavam no rio, prontos para a largada, aguardando apenas a ordem do governador para a competição começar.

De repente, uma movimentação chamou a atenção de Cheng Zi’an: um homem de meia-idade vestido com uniforme oficial, sério e imponente, conversava com um velho corpulento enquanto caminhavam para a plataforma.

Logo atrás deles, acompanhavam alguns homens vestidos em trajes oficiais e roupas finas bordadas. Cheng Zi’an, embora não os conhecesse, viu Cui Wu empunhando a espada e protegendo-os, e deduziu que o homem oficial à frente devia ser o governador de Mingzhou.

No fim do grupo, finalmente apareceu alguém conhecido.

Xin Jinian, com os lábios ainda um pouco inchados, vestia uma roupa vermelha de seda da prefeitura, com postura altiva e cheia de arrogância, exibindo um ar de soberba e satisfação.

Chegando à tenda mais próxima da plataforma, Xin Jinian não entrou, mas conversou um pouco com um homem vestido com roupas luxuosas, permanecendo do lado de fora da tenda, enquanto criados e servas lhe abanavam e seguravam guarda-chuvas.

Xin Jinian olhou ao redor com desdém e, ao parecer, notou Cheng Zi’an no canto, lançando-lhe um olhar desprezível de soslaio.

Logo ele desviou o olhar, levantou a mão e apontou para longe, dando ordens a um criado.

O criado tentou persuadi-lo, mas Xin Jinian, irritado, levantou a mão para bater; apressadamente, o criado se curvou e seguiu para onde ele indicara.

Cheng Zi’an olhou para lá e viu Fang Daniu agachado à beira da estrada, com uma pequena cesta de grilos trançados de palha, tentando vender a toda força.

Fang Yin estava ao lado dele, segurando uma bolsa de tecido meio gasta, ajudando a recolher o dinheiro.