Capítulo 47: O velho pedante.

Sete irmãos mais novos se ajoelham pedindo perdão! A irmã mais velha dos anos 80 recusa em um segundo madrasta malvada de 83 anos 2869 palavras 2026-07-29 05:51:52

Três dias atrás.
Tinham combinado o local e a horário com Wang Fang.
Depois de sair de casa, Ruan Zhu apressou o passo o caminho todo.
Finalmente chegou, encontrando Wang Fang com o olhar cheio de expectativa.
— Ai, minha querida, é por aqui, por aqui. — gritou a mulher.
Ruan Zhu acelerou os passos e se aproximou.
— A tia chegou bem cedo mesmo.
Wang Fang sorriu, um tanto sem graça:
— Dando voltas e voltas, acabei levando vantagem.
— Você mora na Vila Qili, bem longe da cidade, por isso não chegou antes de mim.
— Eu, veja bem, pensei nisso logo cedo.
— Venha, venha, vamos logo.
— Os pãezinhos recheados e o mingau de tofu acabaram de sair do forno.
— Já comprei com antecedência.
— Vamos comer e depois partimos.
O sol nascente despontava e o dia já estava completamente claro.
As barraquinhas de comida na rua já estavam montadas desde cedo.
Percebendo que a hora combinada estava próxima, Wang Fang tinha ido cedo comprar e preparar tudo.
Assim que viu Ruan Zhu chegando, pegou emprestado imediatamente uma pequenas mesa e banquinhos com o dono da barraca.
Ruan Zhu limpou o suor da testa.
Caminhara apressada o trajeto inteiro.
Estava com muita fome de fato.
As duas se sentaram e não fizeram cerimônia.
Comiam uma mordida cada, conversando enquanto comiam.
Aqueles pãezinhos tinham uma massa fina e recheio farto, com um caldo saboroso; a cada mordida, o caldo espirrava para todos os lados, sendo um verdadeiro bolinho de sopa.
E aquele mingau de tofu, nossa, era ainda mais maravilhoso: levava camarão seco, alga nori, picles salgados, tudo envolvido em óleo de pimenta. Ao engolir uma colherada, era macio e escorregador.
Dava para engolir direto na barriga sem nem precisar mastigar.
Na vida passada, Ruan Zhu nunca tivera coragem de gastar dinheiro para comprar aquilo.
Agora, comendo aquilo nesta vida, seu coração sentia um prazer indescritível.
Estava radiante.
Enquanto comiam alegremente.
O comerciante ao lado de repente começou a berrar.
— Ei, escuta aqui, um homem com essa idade toda, por que raios come e não quer pagar?
— Não passa de uma tigela de mingau de tofu e uma cesta de pãezinhos.
— Se você realmente não tem dinheiro e não pode pagar, avisa antes, e eu não me importo de dar de graça.
— Vendo que o senhor é tão idoso, não me custa nada fazer uma boa ação.
— Mas o senhor faz uma coisa dessas: só diz que perdeu a carteira depois de comer.
— Diga-me, um velho da sua idade, por que ainda fica pensando em aplicar golpes nos outros?
Com o berro do comerciante,
todos que tomavam café da manhã ao redor silenciaram de repente.
Olharam na direção da voz e dos olhares.
Um senhor de cabelos brancos, entre cinquenta e sessenta anos, vestido com ar intelectual, estava em pé diante de uma mesa.
A bolsa preta que segurava na mão tinha um corte feito por lâmina na parte inferior.
Ao ouvir o questionamento do dono da barraca,
ele levantou a bolsa sem pressa para exibi-la, com uma voz polida e agradável que encantava qualquer um:
— Meu caro comerciante.
— Eu realmente não tive a intenção de comer e beber de graça fingindo.
— Veja esta minha bolsa.
— Não sei em que momento fizeram um corte nela.
— A minha carteira ficava originalmente guardada aqui dentro.
— Eu não fiz por mal.
— Veja, por favor, acalme os seus ânimos primeiro.
— Que tal se eu ficar aqui para lhe ajudar a fazer alguns serviços e compensar o valor da refeição?
O velho não se zangou nem perdeu a compostura ao ser repreendido pelo comerciante; permaneceu impassível como uma montanha.
Ao ver a bolsa, as roupas e o garbo do senhor,
o comerciante percebeu que ele de fato não era o tipo de pessoa que intencionalmente daria um golpe por uma refeição.
Pensando melhor,
acenou com a mão, desgostoso:
— Chega, chega, também não quero que você lave os pratos.
— Hoje vai ficar por conta da minha boa vontade.
— Pode ir embora logo.
Vendo aquilo, o velho agradeceu repetidamente, curvou-se em sinal de respeito e só então partiu.
As pessoas ao redor assistiam àquilo como se fosse uma boa peça de teatro.
Terminada a cena, Wang Fang olhou para o dono da barraca e brincou com um sorriso:
— Ora, seu Wang, não sabia que o senhor era um homem tão caridoso assim.
Eram vizinhos da rua e frequentavam o lugar com frequência.
Wang Fang e o comerciante já se conheciam e se viam quase todos os dias.
Ao ouvir a brincadeira de Wang Fang,
o comerciante também deu uma risada e disse:
— Um velho com essa idade toda dá pena, afinal.
— Com certeza um ladrão roubou dele.
— Hoje em dia esses ladrões são descarados demais.
— Todos vocês devem tomar cuidado e aprender a lição.
— É verdade, é verdade, há tantos batedores de carteira à solta todos os dias.
— Ei, vocês ficaram sabendo? A casa da tia Zhao foi arrombada por um ladrão anteontem...
— Ah? O que aconteceu? Levaram alguma coisa?
— Que perigo! E a tia Zhao mora sozinha...
— [...]
O falatório da multidão continuava aos pedaços.
Conversavam sobre tudo um pouco.
Falavam desde moradias até o preço dos vegetais.
Desde o filho de fulano até o neto de beltrano.
Depois de assistir ao espetáculo, Ruan Zhu
deu uma risada alegre.
Logo em seguida, conferiu depressa o lugar onde guardava o seu próprio dinheiro.
Ainda bem.
Estava guardado junto ao corpo.
Não havia nenhum problema aparentando.
Nessa época,
ladrões, assaltantes e todo tipo de gente marginalizada se misturavam por toda parte.
A bagunça era tremenda.
Estando alguém sozinho na rua,
se não tivesse um pingo de desconfiança, estaria completamente arruinado.
Pensando nisso, ela não parou de mastigar.
Terminou de comer rapidamente com bocados grandes.
Depois, olhou as horas.
Perfeito.
Precisava ir logo.
Se demorassem mais, perderiam o primeiro ônibus de linha.
O ônibus que ia do vilarejo para a sede do condado
fazia a viagem umas quatro ou cinco vezes por dia.
A primeira partida era às sete da manhã.
Havia outra ao meio-dia.
E mais uma às cinco da tarde.
Nos outros horários, Ruan Zhu nunca conseguia decorar, e o motorista também não tinha horários fixos.
Eram todos aleatórios.
Ruan Zhu e Wang Fang estavam paradas no ponto de embarque.
Ao verem o ônibus se aproximando vagarosamente,
o motorista buzinou,
e as pessoas que antes vagavam por perto ou esperavam ao lado correram em massa.
O motorista parou o veículo e abriu as portas.
Todos se precipitavam para garantir um bom lugar.
Virava uma tremenda confusão, sem que quase ninguém fizesse fila.
Com esse tipo de situação,
nem Ruan Zhu nem Wang Fang eram estranhas, e não pretendiam ficar para trás.
Seguindo o fluxo da multidão, embarcaram bem cedo.
Assim que conseguiram garantir os lugares,
podia-se começar a pagar a passagem.
A passagem para o trajeto completo custava um iuan.
Quem descia no meio do caminho pagava de acordo com a distância, alguns davam centavos, outros moedas menores.
Ruan Zhu e Wang Fang fariam a viagem completa.
Um iuan para cada uma.
Somando tudo, dava dois iuanes.
Antes que Ruan Zhu tivesse tempo de tirar o dinheiro, Wang Fang já havia pago a quantia de forma ágil pelas duas.
Ruan Zhu sorriu, impotente:
— Tia, o que a senhora está fazendo?
Os pãezinhos e o mingau de tofu da manhã também tinham sido pagos por Wang Fang.
Desse jeito,
ficava muito sem graça.
Wang Fang empurrou de volta a mão com a qual Ruan Zhu pretendia pagar e deu um tapinha no próprio peito:
— Guarde logo o seu dinheiro.
— Eu te convidei especialmente para ir à cidade examinar a minha sobrinha.
— Como eu poderia deixar você pagar?
— Isso seria uma grande brincadeira.
— Você só precisa sentar aí bem sossegada.
— A viagem ainda vai durar mais de uma hora, sacolejando desse jeito, se quiser tirar um cochilo, pode ser uma boa ideia.
O vilarejo ficava encravado nas montanhas.
Quem quisesse ir à sede do condado
precisava contornar as montanhas.
Seguindo por estradas sinuosas, com um precipício à esquerda e a encosta da montanha à direita.
E a estrada ainda era estreita.
Ainda bem que o motorista era veterano de mais de dez anos de estrada.
Só assim para ter tanta habilidade.
Ainda assim,
a viagem era cheia de solavancos, virando para cá e para lá a todo momento.
Dava realmente uma vontade irrefreável de dormir.
Ruan Zhu não tinha conseguido dormir até tarde naquela manhã.
Agora que estava de barriga cheia,
deu um bocejo,
ajustou e guardou bem os seus pertences,
apoiou a cabeça na janela do ônibus e disse para Wang Fang:
— Então vou tirar um cochilozinho rápido?
Wang Fang assentiu com a cabeça:
— Pode cochilar, todo mundo já está quase dormindo.