Capítulo 39: Ao ver isto, metade do meu bom humor desapareceu...
Assim que Su Mingruan desapareceu do campo de visão, Cheng Shui-shui finalmente falou: "Irmão Zhou, pensei melhor e percebi que o que o papai arranjou faz sentido. Não devo resistir. Ir para a capital agora o deixará tranquilo. Você pode me levar?"
"Hum," respondeu Zhou Jibei, sem vontade de prolongar a conversa.
Cheng Shui-shui continuou: "Irmão Zhou, tem que ser você a me levar. Quando chegarmos à capital, você terá que me buscar e me levar da escola, senão eu não vou."
Ela não esperava que aquela caipira do Condado de Yishui, que parecia uma raposa, tivesse vindo até a cidade de Yilin. Certamente, ela só apareceu por causa de Zhou Jibei. Que homem neste mundo não se deixa seduzir pela beleza? Ela não queria que Zhou Jibei fosse fisgado por aquela raposa. Se fosse em outros tempos, ela teria encontrado alguns vadios para intimidar aquela caipira e garantir que ela nunca mais tivesse chance de se destacar. Mas, agora, muitas pessoas estavam de olho em sua família; ir para a capital era tanto para estudar quanto para evitar problemas.
Zhou Jibei mantinha os olhos fixos na estrada, ignorando as palavras de Cheng Shui-shui. O que ela dizia não importava; a missão dele ainda era em Yilin. Mesmo que a levasse para a capital, ele voltaria o mais rápido possível.
"Ah, irmão Zhou, quando eu chegar à capital, quero comprar um telefone celular. Ouvi dizer que um verdureiro lá em Yangcheng já comprou um e é super prático. Como a capital é a sede, com certeza deve ter também. Você conhece o celular? Dá para falar com qualquer pessoa a qualquer hora, é só levar consigo, muito mais prático que um telefone fixo," continuou Cheng Shui-shui.
Zhou Jibei assentiu, em silêncio. Ele conhecia o aparelho; trabalhava para o departamento de inteligência e já tinha visto, tocado e usado equipamentos avançados. O problema era o tamanho, que dificultava o transporte. Se um dia criassem algo leve, o trabalho seria muito mais fácil.
...
Ao chegar à rodoviária, Su Mingruan olhou para trás. Parecia que alguém a observara momentos antes. Teria ela conhecidos na cidade? Provavelmente não. Ela comprou a passagem, subiu no ônibus e, aos solavancos, voltou para o condado. Naquela época, muitas estradas não eram pavimentadas, e o ônibus intermunicipal percorria trechos de terra batida. Para quem não estava acostumado, uma viagem dessas deixava o corpo moído e a cabeça zonza. No caminho de volta, várias senhoras que não estavam habituadas ao trajeto vomitaram em sacos plásticos, deixando o ar com um cheiro insuportável.
Ao descer do ônibus, o sol já se punha. O entardecer de verão era belíssimo, tingindo o céu de vermelho e banhando tudo no chão com um brilho rubro. Ela pedalou sua bicicleta sob o crepúsculo. Quando chegou à aldeia, o sol já havia se escondido e a noite caíra.
Primeiro, entregou os bolinhos de pêssego que comprara a Xu Aihua. A mulher abraçou a caixa grande, sem saber o que dizer, limitando-se a resmungar rigidamente: "Por que comprou isso? Nem gosto dessas coisas."
"Não é para a senhora comer, é para a senhora ver," disse Su Mingruan, sorrindo.
Se ela fosse realmente uma jovem de dezessete ou dezoito anos, talvez se irritasse com tais palavras. Mas, tendo vivido outra vida, ela entendia perfeitamente: não era que a avó não gostasse ou não quisesse comer, era apenas o desejo de poupar o dinheiro da neta, querendo que ela tivesse economias para enfrentar qualquer dificuldade. Xu Aihua encarou a caixa em suas mãos, confusa. "Não é para comer, é para ver..."
"Bobagem," murmurou ela, guardando a caixa no topo do guarda-roupa. Deixaria para quando os netos viessem visitá-la. Com a idade que tinha, já havia provado de tudo; o importante era que as crianças pudessem experimentar.
Su Mingruan percebeu a atitude de Xu Aihua e soube que a maior parte dos bolinhos acabaria nas mãos de Su Qing e Su Xiaohui. Ela não se importou; as crianças não eram más, e se eles comessem, a avó ficaria feliz. Não era assim com todos os mais velhos? Se o coração estivesse alegre, o corpo também estaria saudável.
Su Mingruan pegou a mochila e foi procurar Su Qing e Su Xiaohui. Su Qing ficou encantada com a mochila; seus colegas na escola da aldeia não tinham mochilas de verdade, usavam apenas sacos de pano feitos de roupas velhas costuradas. Os que estavam em situação pior usavam sacos de fertilizante adaptados. Assim que as aulas começassem, ela seria a mais elegante da turma. Como ela desejava que o ano letivo começasse logo para mostrar sua nova mochila aos amigos!
Diferente da euforia de Su Qing, Su Xiaohui, embora feliz, não sentia a mesma necessidade de compartilhar. Comparado à mochila, ele desejava mais aquela caixa de bolinhos da avó. O cheiro doce o fazia salivar.
"Irmã Mingruan, vou estudar bastante," prometeu Su Qing.
Su Xiaohui, ao ver a mochila novinha — mais nova que seus próprios sapatos e roupas —, sentiu algo mudar em sua mente, que antes só pensava em comida: "Irmã Mingruan, eu também vou estudar bastante. Quando eu crescer, quero entrar na universidade igual a você."
"Ótimo, então estude com afinco," disse Su Mingruan, acariciando a testa de Su Xiaohui. Estude bastante, criança. Caso contrário, nesta vida, você acabará carregando tijolos em canteiros de obras novamente.
Su Xiaohui estremeceu de repente. Ele não entendia bem por que, mas mesmo com a mão de Mingruan tão macia e quente, sentiu um frio percorrer suas costas. Ele arregalou os olhos para ela. Su Mingruan sorriu, tirou um doce do bolso e colocou na boca dele. Su Xiaohui sentiu uma alegria genuína e esqueceu o frio que sentira instantes antes.
Su Mingruan acabou ficando para o jantar na casa do tio. Por causa de sua presença, Xu Aihua foi bem mais generosa no preparo, não se limitando a passar apenas um pano engordurado no fundo da panela. Ela usou uma colher cheia de banha de porco para refogar uma grande quantidade de bucha, que ficou aromática e deliciosa. Até as crianças comeram dois pães cozidos cada uma.
Após o jantar, Su Mingruan voltou para casa. No pátio, encontrou Wu Chunmei. A mulher sorria, com os olhos semicerrados, e ao vê-la, perguntou até com certa gentileza: "Já comeu na casa do seu tio?"
"Sim, já comi," respondeu Su Mingruan, seguindo para o seu quarto. Ao fechar a porta, sentiu uma paz interior.
Su Nian, vendo o sorriso de Wu Chunmei, sentiu um desconforto. Segurou o braço da mãe e reclamou: "Mãe, por que você sorri para ela? Você é minha mãe! Você não disse que tinha um jeito de dar uma lição nela?"
Wu Chunmei deu um tapinha no ombro da filha: "Seu pai está quase voltando, faltam poucos dias. Já encontrei alguém para testemunhar a meu favor. Assim que possível, farei com que aquela garota devolva a carta de admissão para você. Vá até o condado comprar algumas coisas; para ir à universidade, você precisa de roupas novas e novos amigos."
Ao ouvir isso, o humor de Su Nian melhorou instantaneamente. Ela lançou um olhar orgulhoso em direção ao quarto de Su Mingruan. De que adiantava ser bonita? Sem uma mãe biológica para planejar as coisas, não servia para nada. Entrar na universidade seria apenas um trabalho para beneficiá-la. Com esse pensamento, Su Nian voltou alegre para o seu quarto.
Dois dias se passaram. Su Mingruan havia vendido toda a mercadoria, mas precisava ir à cidade novamente para buscar o resultado do exame. No hospital, ao ler o laudo, seus olhos se encheram de lágrimas: ela estava grávida!
Como na vida passada, ela engravidara logo após aquele dia. O filho que perdera na outra vida estava de volta. Ela saiu do hospital com os olhos vermelhos. Que maravilha! Guardou o exame em seu espaço secreto, entrou em um restaurante e pediu uma mesa cheia de comida. Comeu até se sentir satisfeita, com um sorriso que não conseguia esconder. Tocou suavemente a barriga, sentindo-se completa. Não pôde evitar beliscar a própria mão para sentir a dor... Não era um sonho. Ela temia que tudo fosse apenas uma ilusão e que, ao acordar, estivesse de volta ao hospital, cercada por tubos.
De volta ao condado, comprou outra passagem de trem. A mais próxima que conseguiu para Yangcheng era apenas para dali a três dias. Su Mingruan sentia uma angústia enorme em ter que esperar. Ainda hesitante ao chegar à entrada da aldeia, seus dilemas desapareceram ao chegar em casa.
Ela ouviu a voz do pai. Ao entrar no pátio, viu o homem, com o rosto marcado pelo cansaço, sorrindo enquanto acariciava a cabeça de Wu Chunmei. O pai não precisaria mais dirigir caminhões de longa distância e passaria mais tempo em casa. Com a habilidade de Wu Chunmei em agradar, o relacionamento deles parecia cada vez mais sólido. Ao pensar nisso, metade da alegria de Su Mingruan se esvaiu.