Capítulo 60: Eu não quero o papai

Bebê fofinho que caiu do céu, papai diz que sou um dragão Chengcheng Qian 2580 palavras 2026-07-29 06:28:58

A fragrância do osmanthus dissipa a sede, e o clima é generoso com o frescor de agosto.

Uma garoa persistente cobria com braceletes dourados as florestas do templo nas montanhas, fora da cidade de Shangjing.

A brisa fresca trazia alívio, e o outono do osmanthus chegava silenciosamente.

Telhas de vidro colorido, paredes de jade escarlate, vigas esculpidas e pintadas, árvores centenárias que tocavam o céu. Este era o Palácio Imperial da Grande Dinastia Qi, cercado pelas águas caudalosas do fosso da cidade.

Olhos em arco redondo, bochechas rosadas, um coque macio como penas de corvo, e sobrancelhas que escondiam a inocência da infância. Esta era a adorável princesa do palácio imperial, que colhia flores e afagava as águas.

Hoje era o dia de folga de Fu Jinli. Ela achava que passaria o dia como um leitãozinho, abraçada ao seu pequeno edredom e recusando-se a levantar da cama. Quem diria que, bem cedo, ela daria a volta na cama, levantaria e correria por todo o quarto.

Logo após a partida de Fu Yingjue, acompanhado por Su Zhan, ela apoiou a cabecinha à beira da porta e chamou Xiao Quanzi:
— Venha logo, a pequena Li vai passear!

Xiao Quanzi olhou para o céu e aconselhou:
— Ora, pequena soberana, ainda é muito cedo. Aonde a senhorita vai passear?

Sua Majestade era diligente e realizava a corte na quinta vigília. Naquele momento, o céu começava a clarear no horizonte, com uma tênue luz rompendo as bordas.

Naquele horário, além dos trabalhadores e das feiras matinais, dificilmente haveria alguém andando pela Rua dos Corcéveis Imperiais da cidade.

— Volte para a cama e descanse mais um pouco. Quando o dia clarear de vez, o eunuco a chamará, pode ser? — ele negociou em voz baixa com a bolinha de leite.

Quem diria que a bolinha de leite tinha planos na cabeça e não aceitaria a sugestão dela:
— A pequena Li levanta cedo, vai passear.

O tio Li Yuan havia combinado com ela naquele dia de levá-la para a animada residência da família Wang, junto com os pequenos bolinhos de arroz!

Na noite anterior, ela estivera tão animada que se revirou sem conseguir dormir, e só sossegou quando o pai colocou uma perna por cima dela para contê-la.

— Eu vou brincar sozinha, não vou brincar com o papai.

O papai nem sequer tinha um convite e ainda passava o dia todo a provocá-la. Desta vez, a pequena Li fugiria em segredo sem levá-lo, para deixá-lo chorando sozinho em casa como um dragãozinho!

Xiao Quanzi não sabia o que se passava com ela naquele dia. Nos últimos dois dias, a novidade havia passado e ela parecia pouco entusiasmada ao ir para a aula pela manhã. No entanto, justamente no dia de folga, ela insistia em sair.

Ele agachou-se e persuadiu-a pacientemente:
— É para brincar com o pequeno príncipe herdeiro? Ele tem estado muito ocupado ultimamente.

Como não estaria ocupado?
Zhou Yiran parecia uma pessoa muito séria. Mas, ao treinar os outros, agia como um verdadeiro sádico. Coitado do pequeno príncipe herdeiro, que havia emagrecido consideravelmente naqueles dois últimos dias.

O cabelinho no topo da cabeça de Fu Jinli despontava em um pequeno topete, e a roupa íntima de seda amarelo-clara balançava conforme ela sacudia a cabeça.
— Não é isso! Para fora, quero ir de pônei para fora!

Xiao Quanzi ficou surpreso:
— Quer dizer... sair do palácio?!

— Isso, isso mesmo! Sair do palácio!

Xiao Quanzi ponderou:
— A senhora esqueceu? Hoje não vamos à escola, e Sua Majestade recolheu o passe de saída do palácio. Os guardas não nos deixarão sair.

As regras do palácio eram rígidas; como alguém poderia entrar e sair livremente? As duas crianças que precisavam estudar ali recebiam diariamente passes do Departamento de Assuntos Gerais antes de poderem circular.

Todo o resto, exceto para compras rotineiras, exigia a permissão expressa do próprio imperador para deixar o local.

Não era à toa que diziam que entrar nos portões do palácio era como submergir num mar profundo.

— O papai? — Os grandes olhos da bolinha de leite estavam embaçados. — Mande o papai dar!

— Para isso, só quando Sua Majestade retornar do encerramento da corte.

— Ah... — Parecia que agora era realmente impossível sair, e a bolinha de leite respondeu vagarosamente.

Em seguida, ela virou-se e correu para dentro do dormitório. Desde que nascera, Fu Yingjue cuidara dela pessoalmente; até mesmo para vestir-se e alimentar-se, na maioria das vezes era o próprio soberano quem o fazia com as próprias mãos.

Fu Yingjue costumava ser frio e mantinha poucas pessoas por perto. Além dos eunucos assistentes e dos guardas, nem sequer uma dama de companhia era vista ao seu lado.

Agora que tinha uma filhinha, ele não achava nada estranho. De qualquer forma, os pequenos eunucos cuidavam dele, e ele cuidava daquela pequena ancestral da família Li; ter ou não damas de companhia fazia pouca diferença.

A bolinha de leite puxou Xiao Quanzi para trocar de roupa por uma que gostava e pediu-lhe que prendesse seu cabelo.

Agora que seus pequenos chifres haviam sumido, ela gostava de pendurar duas contas de jade rosadas e delicadas em ambos os lados da testa, ou usar grampos trançados que tremiam levemente.

Os pulsos de Xiao Quanzi moveram-se com agilidade, fazendo-lhe dois pequenos coques em cada lado da cabeça, nos quais inseriu presilhas de jade douradas. Combinado com a coleira macia pendurada em seu pescoço, ela parecia uma bonequinha incrustada de pérolas e jades.

Nesse momento, a bonequinha foi carregada para fora da liteira e estendeu a mão para agarrar um dos dedos de Xiao Quanzi, olhando para os solenes pilares de jade esculpidos com dragões do lado de fora do portão lateral, as vastas escadarias de mil camadas e os palácios de ouro e roxo interconectados.

— Vamos lá encontrar o papai?

Xiao Quanzi olhou para o caminho sob os pés dela e guiou a bolinha de leite pelos corredores do palácio:
— Sim. Sua Majestade está mais ocupada hoje, resolvendo assuntos de Estado no Salão Zhongji.

Acontece que já havia passado o horário de término da corte. A bolinha de leite esperou ansiosamente e, ao ver que ele não voltava, mandou perguntar, descobrindo que ele fora detido por questões da corte exterior.

A bolinha de leite resmungou e fez birra exigindo o papai. Xiao Quanzi providenciou imediatamente uma liteira e mandou limpar o caminho de antemão, apressando-se em direção ao Salão Zhongji.

O Salão Zhongji era o local mais importante para os assuntos de Estado, onde o Filho do Céu tratava dos negócios oficiais e recebia os ministros da corte. Havia um posto a cada cinco passos, guarnecido de forma impenetrável.

A bolinha de leite caminhava aos tropeços, mas ninguém ousava desviar o olhar para encará-la.

Passando pela estrada de degraus de jade, bem em frente, erguia-se a placa de letras douradas com fundo vermelho do Salão Zhongji. As portas do salão estavam firmemente fechadas, e Su Zhan, com seu espanador apoiado no braço, montava guarda do lado de fora com o semblante humilde e o olhar cabisbaixo.

— Su Zhan!

Ao avistá-lo, a bolinha de leite correu com suas pequenas pernas como se fossem movidas a vento, e Xiao Quanzi apressou-se a alcançá-la.

— Pequena soberana, vá mais devagar!

Su Zhan pensou que estava ouvindo coisas, pois a soberana nunca ia àquela parte da corte exterior. Ele ergueu os olhos e avistou aquela pequena figura correndo em sua direção — não era por acaso a sua pequena soberana?

Com o rosto tomado pela surpresa, Su Zhan apressou-se a recebê-la:
— Minha pequena soberana! Não corra, não corra, cuidado para não cair!

A bolinha de leite atirou-se diretamente nos braços de Su Zhan, sacudindo a carne macia de suas bochechas gordinhas, e começou a rir gargalhando:
— Eu sou uma bolinha! Tum! Tum!

Com aquele linguajar infantil, Su Zhan a ergueu com o rosto suavizado, ajeitou os fios de cabelo soltos perto da orelha dela e virou-se para repreender Xiao Quanzi, que vinha logo atrás:
— Sem nenhuma postura firme! Se a soberana perder um único fio de cabelo, trate de cuidar da sua pele!

— Este servo entendeu, pode ficar tranquilo, padrinho — respondeu Xiao Quanzi prontamente.

Su Zhan soltou um muxoxo, segurou a bolinha de leite nos braços e virou-se para caminhar:
— Por que a soberana veio até aqui? Será que sentiu falta de Sua Majestade?

— Não senti! — respondeu sem hesitar, mas lembrando-se de que ainda precisava do velho pai, completou constrangida: — Senti só um pouquinho.

O esforço que ela fazia para ser polida era evidente.

Su Zhan não conteve o riso:
— Sua Majestade está zangada hoje; a soberana deve ir lá mimá-lo um pouco, caso contrário, quando ele voltar, é capaz de brigar com a senhorita.

Desde que tinha a soberana, o temperamento de Sua Majestade mudava a cada dia, e às vezes ele conseguia ser ainda menos maduro do que uma criança.

— A pequena Li vai mimar, o papai vai ser bonzinho.

Ela assentiu com a cabecinha e emitiu um som grave e firme.

Su Zhan empurrou suavemente as portas do salão, colocou a figura fofinha lá dentro e deu leves tapinhas em suas mãos:
— A soberana pode ir.

— Tá bom~

As portas do salão fecharam-se diante de seus olhos, e ela virou-se para examinar o interior.

Todas as decorações ao redor eram rígidas e solenes, compostas apenas por estantes de livros ou caixas de tesouros, sem qualquer traço de calor humano. Mais impessoal ainda foi a leve risada que ecoou do salão interior:

— Sendo assim, é dessa forma que você me despacha?

— Apenas um mero enviado de Nandu foi o suficiente para fazê-lo perder a cabeça e agir sem rumo?

Os olhos de fênix de Fu Yingjue ostentavam um sorriso, mas este não alcançava o fundo de seus olhos. Ele recostou-se na cadeira, com uma postura despreocupada.

Na frente dele, dois ou três ministros já estavam ajoelhados, todos suando em bica e sentindo-se em perigo iminente.

— Que Sua Majestade me perdoe, a culpa é deste súdito.

Ele apressou-se em pedir perdão, com o coração tomado pelo desespero.

Com a pressão exercida por Sua Majestade e a situação delicada do Reino Nandu, ele realmente não sabia o que fazer.

— Ah? — Fu Yingjue disse com um tom divertido. — O magistrado Luo sempre trabalhou com afinco, algo de que todos os oficiais civis e militares têm conhecimento. Como eu ousaria culpá-lo?