Capítulo 155: A Sabedoria na Conquista do Monte XX nas Pastagens do Mar Florestal
Esta era uma guerra entre trolls e trolls.
Depois de recusar a proposta do rei Carlos Barros, de Lordaeron, para que os elfos lhes servissem de guias, Gotaquin apenas perguntou a direção aproximada e então conduziu seu povo adiante.
Na floresta, os trolls eram caçadores tão hábeis quanto os elfos.
Os novos trolls de Zul’Mashar, valendo-se de suas técnicas singulares de caça, farejaram no vento o ardor da batalha que se aproximava.
— Gotaquin, estamos a favor do vento. Aqueles elfos são realmente impressionantes: conseguiram contar quantos inimigos há do outro lado, e os adversários nem sequer sabem que já estão cercados.
Um troll dirigiu-se ao seu líder.
Sob uma árvore caída, Gotaquin encontrou uma planta com propriedades semelhantes às do alcaçuz. Com seus dedos grossos e ágeis, arrancou o caule e as folhas, atirou-os na boca e começou a mastigá-los.
— Enviem dois homens capazes para observar a situação. Se fracassarem, não precisam voltar.
Gotaquin deu uma ordem fria, quase cruel.
Os trolls, porém, não demonstraram surpresa. Entre os jovens que se ofereceram, os dois mais confiáveis afastaram-se rapidamente do grupo e desapareceram nas profundezas da sombra das árvores.
— Gotaquin, somos apenas trezentos, enquanto o inimigo tem quinhentos homens. Por que recusou a ajuda dos humanos? Um amigo humano me disse que o rei enviou nada menos que mil soldados para atacar pela retaguarda.
O subcomandante perguntou, perplexo.
— Para provar o nosso valor.
— Mas sofreremos baixas terríveis.
— Baixas terríveis também trazem valor.
— Não consigo entender, mas você é Gotaquin. Eu confio em você.
Gotaquin empurrou com a língua os restos da erva, que já haviam perdido todo o sabor, preparando-se para cuspi-los.
Pensou melhor e engoliu-os.
— Meus amigos, meus irmãos, meu povo… O que os humanos precisam não são destes trezentos trolls. Ou melhor, eles não nos consideram dignos.
— O rei não nos contratou justamente para lutar?
Gotaquin de repente sentiu que começava a compreender o primeiro-ministro Presa Partida Shuma, vindo do clã Presa Podre.
Havia muitos trolls inteligentes, mas poucos possuíam verdadeira sabedoria.
Existiam coisas que só podiam ser compreendidas e assimiladas em silêncio, sem jamais serem expressas em palavras. Uma vez pronunciadas, perdiam o verdadeiro sentido.
Por isso, Gotaquin decidiu seguir o raciocínio do subcomandante.
— Então devemos mostrar aos humanos, mostrar ao rei Carlos, do que somos capazes. Se o inimigo estiver mal equipado, atacaremos de frente. Se tiver recebido o apoio da Horda e possuir armas de ferro, prepararemos uma armadilha e os destruiremos. Essa glória pertencerá inteiramente aos Treze Dentes!
— Faz sentido. Essa recompensa será nossa, dos Treze Dentes.
Ao perceber que o subcomandante já não insistia naquele assunto, Gotaquin suspirou em silêncio. Decidiu não pensar, naquele momento e naquele lugar, em coisas tão dolorosas e difíceis. Era melhor deixar que a batalha anestesiasse seu sofrimento.
A companhia dos Treze Dentes escondeu-se cerca de cinco quilômetros a favor do vento em relação ao inimigo. Os soldados trolls dormiam quando podiam, deitados no chão, e limpavam suas armas quando estavam acordados. Nenhum deles demonstrava a menor impaciência.
A paciência era o fundamento de todo caçador.
E todos os trolls eram bons caçadores.
— Eles voltaram.
O subcomandante, que estava deitado de lado, levantou-se de repente.
Pouco depois, os dois batedores enviados para investigar retornaram e chegaram diante de Gotaquin.
— Gotaquin, o comportamento daqueles trolls é muito estranho. Entre eles há algumas criaturas de pele igualmente verde, com queixos enormes e dentes pequenos.
— Devem ser orcs da Horda.
Gotaquin assentiu, indicando que havia entendido, e fez sinal para que o batedor continuasse.
— Aqueles trolls estão muito bem armados. Muitos carregam picaretas e pás, como se estivessem seguindo as ordens dos orcs. Não sei o que estão cavando.
— Quantas armas possuem? Há armaduras? Escudos?
Gotaquin não se importava com o que o inimigo estava tramando. Queria apenas saber se poderiam vencê-lo.
— Lanças e machados de ferro. Alguns poucos usam armaduras de ferro. Metade veste armaduras de madeira. Os demais não usam armadura alguma.
Assim que o batedor terminou, Gotaquin levantou-se bruscamente.
— Todos obedecerão às minhas ordens. Tirem os mantos da Aliança e escondam-nos. Está na hora de lutar.
Cinco quilômetros de trilha montanhosa não significavam mais que meia hora para um grupo de trolls.
Quando os Treze Dentes se aproximaram dos trolls da Horda, eles estavam erguendo fogões de pedra.
— Parem! Quem são vocês?
— Sou Gotaquin, do clã Musgo Maligno. Vim por ordem do chefe para prestar auxílio a Zul’Kin.
O batedor, ao avistar aqueles trolls de sua própria espécie, plenamente equipados, gritou em voz alta. Gotaquin respondeu sem demonstrar o menor temor.
Logo o grupo adversário se reuniu, e um troll com aparência de líder saiu de entre os demais.
— Clã Musgo Maligno? Eu pensava que todos vocês fossem covardes. Então o chefe fugiu de volta para Zul’Mashar com os seus homens e mandou você, pobre infeliz, para cá?
O outro troll zombou com uma expressão presunçosa, exibindo as roupas manchadas de sangue que havia roubado dos elfos.
Que criatura horrenda… Desde quando comecei a me sentir tão superior diante desses trolls?
Gotaquin conteve o nojo ao observar aquela aparência grotesca e desconjuntada.
— Diga-me onde está Zul’Kin. Recebi ordens para vir servi-lo.
— Zul’Kin está em toda parte.
— Então diga-me onde está agora esse Zul’Kin que está em toda parte.
— Zul’Kin está no lugar onde o inimigo menos deseja que ele apareça.
Gotaquin já estava farto.
— Então diga-me como posso entrar em contato com ele. Depois de cumprir minha missão, poderei prestar contas ao chefe.
— Sigam para o norte, na direção de Zul’Aman. Zul’Kin está planejando um ataque em escala ainda maior. No fim, destruiremos aqueles elfos horrendos!
— Que os espíritos dos ancestrais protejam vocês.
— E protejam vocês também.
Em nome dos espíritos ancestrais, até mesmo a hostilidade entre aquele troll e o clã Musgo Maligno diminuiu.
— A propósito, vi que estão preparando comida. Seria possível incluir o nosso grupo?
— Não.
O outro foi direto ao recusar o pedido de Gotaquin.
— Estamos viajando há muito tempo, e nossas provisões estão quase acabando.
— Há comida por toda parte nas montanhas e florestas.
— Nós assaltamos uma caravana humana e apreendemos cinco armaduras completas. Posso oferecê-las como pagamento pela comida.
— Bem…
Gotaquin ainda entregou a ele uma bolsa de bebida.
— Está bem. Avisem os nossos homens para preparar comida suficiente para todos.
Assim, Gotaquin infiltrou seus homens no acampamento.
— O que vocês estão fazendo aqui?
— Algum truque de bruxaria dos feiticeiros orcs da Horda. Não faço ideia.
— Feiticeiros? O que é isso?
— Devem ser os bruxos entre os orcs.
Segurando uma placa de pedra e observando a substância espessa e pastosa espalhada sobre ela, Gotaquin sentiu, pela primeira vez, que tudo o que comera até então não passava de lavagem para porcos.
Nesse momento, o subcomandante aproximou-se e murmurou em seu ouvido que todos os homens já estavam posicionados.
— Por que não está comendo?
Um troll da Horda observava os Treze Dentes com expressão zombeteira.
Como o chefe do clã Musgo Maligno desaparecera sem deixar vestígios, a reputação do clã dentro da aliança liderada por Zul’Kin era péssima. Por isso, aqueles trolls haviam acrescentado ingredientes especiais à comida destinada ao clã Musgo Maligno, esperando ansiosamente para vê-los passar vergonha.
— Obrigado por tamanha hospitalidade. Só de olhar já sinto minhas forças renovadas.
Gotaquin agradeceu com sinceridade.
— Hahahaha! Esse sujeito é um idiota!
A risada peculiar dos trolls ecoou de um lado para o outro.
Foi então que um orc se aproximou e perguntou:
— Meu amigo, quando poderemos começar o trabalho?
— Depois que os homens do clã Musgo Maligno terminarem de comer. Acho que cinco armaduras não são pagamento suficiente por uma refeição. Eles também deveriam trabalhar para nós durante um dia inteiro.
O líder dos trolls da Horda respondeu.
— Que armaduras? — perguntou o orc, confuso.
— Venha, meu amigo. Vamos dar uma olhada juntos.
O líder dos trolls chamou o orc para ver as armaduras completas.
Isso vai dar errado!
Gotaquin levantou-se.
— Obrigado por sua generosa hospitalidade. Guardarei essa dívida no coração.
— Então você pretende trabalhar para nós?
— Não. Não me refiro à dívida por esta refeição.
— A que dívida se refere?
— Refiro-me à dívida de duas moedas de ouro por cabeça.
Assim que terminou de falar, Gotaquin puxou a lança de guerra fincada no chão e atravessou o peito do outro troll. Contudo, a poderosa capacidade de regeneração dos trolls impediu que o golpe fosse fatal.
Por isso, enquanto o inimigo ainda sofria, Gotaquin puxou a lança para trás, liberou uma das mãos, sacou a adaga e decepou-lhe a cabeça com um movimento limpo.
— Trolls novos! Treze Dentes! Aliança! Treze Dentes!
Ao sinal de Gotaquin, o bando de mercenários dos Treze Dentes lançou-se subitamente ao ataque.
— Você é um troll! Como pode fazer parte da Aliança dos humanos?
O orc ficou atordoado com a reviravolta inesperada. Um troll que se juntara à Aliança?
Aquele mundo era absurdo demais.
— Um troll vale duas moedas de ouro. Gostaria de saber quanto vale um orc.
Depois de entrar em combate, Gotaquin deixou de lado a calma habitual. Todo o seu corpo irradiava uma aura fanática.
— Venha! Já enfrentei os campeões da Aliança. Agora quero medir a qualidade da Horda. Aquele que mata é Gotaquin!
(Continua.)