Capítulo 158: Além da Montanha, Além das Árvores, Há um Grupo de Elfos Masculinos
— Mestre Gul’dan, é realmente uma boa ideia partirmos assim?
Teron Sanguinávido acompanhava Gul’dan pela costa, observando os bruxos e guerreiros orcs executarem tarefas braçais como meros servos, sem a menor intenção de ajudar.
Em uma reentrância do litoral, a noroeste de Zul'Aman, havia um cais improvisado e extremamente discreto. Gul’dan ali acumulava todas as pedras rúnicas roubadas, preparando-se para transportá-las secretamente até as terras ocupadas pela Horda.
— É o suficiente. O plano já está em curso e ainda podemos pregar mais algumas peças. Hahahaha!
Gul’dan ria com satisfação genuína, uma alegria que emanava do prazer pelo poder e pelo conhecimento.
— Aqueles elfos protegem tesouros sem saber como usá-los, tratando pedras rúnicas como meros pontos de apoio para circuitos mágicos. A magia dos elfos não passa de uma mediocridade.
Devido ao seu excelente humor, Gul’dan deixou escapar um escárnio casual.
— Mestre Gul’dan, não tenho conhecimento mágico para debater com o senhor, mas gostaria de lembrá-lo de que a frota naval daqueles elfos é muito mais temível do que a sua magia. Com apenas estes três navios, não será possível transportar todas as pedras rúnicas que o senhor coletou de uma só vez.
Teron Sanguinávido disse, com um olhar sereno.
— Você tem muita razão. Por isso precisaremos de mais tempo. A próxima frota de escolta só chegará em três dias, no mínimo. Considerando que imprevistos sempre acontecem, precisamos reservar pelo menos cinco dias.
Gul’dan, que já havia aberto a boca, mudou o tom de suas palavras no final.
— Esqueça. Fique aqui e supervisione o trabalho. Eu mesmo cuidarei de tudo. Se a carga estiver pronta e eu não tiver retornado a tempo, não me espere. Parta imediatamente.
— Sim, mestre. Supervisionarei para que suas ordens sejam rigorosamente cumpridas.
— Hm.
Gul’dan assentiu, pensou um pouco e, convocando um grupo de subordinados, afastou-se a pé daquele cais secreto.
Como um cavaleiro da morte, Teron Sanguinávido há muito tempo não confiava cegamente em seus próprios olhos, muito menos nas palavras alheias, mesmo que ditas por seu mestre, Gul’dan.
Assim que a presença de Gul’dan se dissipou, Teron Sanguinávido concentrou uma tênue sombra em suas mãos. Essas sombras de baixo poder pairaram no ar, convergindo gradualmente ao redor do cavaleiro da morte que, caminhando de forma aparentemente despretensiosa, demarcava seu território no mundo das energias.
*Cinco olhos das sombras... O mestre Gul’dan realmente valoriza esta carga.*
Teron Sanguinávido esboçou um sorriso. Sua pele, há muito corroída pelo tempo e pelo poder das trevas, rasgou-se em fendas como escamas de peixe, lembrando o ventre de uma serpente, mas logo se regenerou sob o efeito de sua energia sombria.
Utilizando truques menores para ocultar sua vigilância sobre si mesmo e sobre o acampamento, Teron Sanguinávido caminhou até um ponto de armazenamento. Com uma mão, retirou de entre as outras mercadorias um grande caixote de madeira, marcado com runas de sangue vil e preenchido com pó de pedras rúnicas.
Após um longo momento de hesitação, Teron Sanguinávido decidiu não abrir a caixa.
— Adicionem mais uma camada de lona impermeável.
Após dar a ordem, sentou-se sobre a caixa e desfez o estratagema que usara para ludibriar Gul’dan.
Quase simultaneamente, a força conjunta do rei humano Alaric Barov e da líder dos patrulheiros dos altos-elfos, Alleria Correventos, interceptou a retaguarda de uma tropa de trolls enquanto marchavam em direção a Zul'Aman.
— Alaric, precisamos alcançar esses trolls!
Durante o jantar, a única regalia de Alaric Barov como rei era um pequeno pedaço de manteiga; fora isso, suas rações de campanha não diferiam em nada das dos soldados comuns.
Mastigando as rígidas rações, o rei de Alterac assentiu, sinalizando que ouvira e que Alleria poderia continuar.
— Nossos sentinelas capturaram dois informantes, e um deles abriu o bico. O alvo dos trolls é o centro da floresta. Não satisfeitos em devastar o leste, essas bestas querem expulsar ou matar todos os civis até Luaprata. Não podemos ficar de braços cruzados; inúmeros refugiados estão concentrados na rota de avanço dos trolls. Se não fizermos nada, seremos cúmplices de um massacre!
A voz de Alleria Correventos, geralmente clara e melodiosa, subiu uma oitava e falhou ligeiramente ao pronunciar a palavra "massacre".
Alaric deu um tapinha forte no braço de Turalyon, que o olhou e, sem pressa, jogou-lhe um odre de água.
— Argh, eu adoraria pendurar o intendente e dar-lhe uma surra, isso é horrível.
Alaric bebeu metade do odre, deu alguns socos no peito e finalmente conseguiu engolir.
— Tenho carne seca frita aqui, quer um pouco?
Turalyon jogou algo que parecia uma casca de árvore negra para Alaric. Ele cheirou o objeto, limpou as mãos no forro de sua couraça, esmigalhou a carne seca sobre a ração e deu uma mordida.
— De "muito ruim" para "ruim", a carne seca frita é realmente uma invenção grandiosa.
Alaric comentou com alegria, fazendo observações do tipo "se tirar a cabeça dá para comer" ou "o teor de proteína é cinco vezes maior que o de um tauren".
— Como rei, não é natural que eu tenha esse pequeno privilégio? Por que fingir tanto que sofro exatamente o mesmo que os soldados? Você não pensa que os soldados se esforçam tanto apenas para comer um pouco mais de carne? Divida sua manteiga comigo.
Turalyon, sentado no chão com as pernas sobre a bainha da adaga, preguiçoso demais para se mover, esticou o dedo para roubar um pouco da manteiga de Alaric.
...
Alleria permaneceu imóvel, respirando fundo e soltando o ar lentamente, acalmando sua fúria.
— Vossa Majestade Alaric, General Turalyon. Nossas tropas de patrulheiros Quel'dorei detectaram os rastros da horda principal de trolls. Aguardo instruções.
Alaric fixou o olhar na bolsa de Alleria, onde pôde ver, pelas frestas, algo parecido com cascas de frutas e folhas.
Respirando fundo mais uma vez, Alleria recorreu à técnica da respiração profunda. Jogando uma fruta para Alaric, ela parou de falar, colocou as mãos na cintura e observou os dois jovens líderes da Aliança brincarem com suas rações.
— Não é gostosa, é ácida.
Alaric jogou a metade restante da fruta para Turalyon, que, sem se importar, avaliou:
— De fato, é ácida.
Embora entrecortada por brincadeiras e provocações, a refeição durou apenas cinco minutos. Levantando-se e sacudindo as migalhas, Alaric finalmente tornou-se sério.
— Marechal Alleria, por favor, atente para um problema: existem dez mil trolls. Mesmo que eliminemos quinhentos, ainda restariam nove mil e quinhentos. De acordo com suas informações, rastreamos pouco mais de três mil. A pergunta é: onde estão os outros seis mil? Se não esclarecermos isso, como quer que eu lute contra esses três mil que temos à frente?
Alaric perguntou em um tom calmo e constante.
— Meus rapazes e moças farão um bom trabalho de reconhecimento.
Alleria confiava plenamente nos patrulheiros Quel'dorei e não deu importância ao questionamento de Alaric Barov; para ela, era impossível que os trolls contornassem a rede de reconhecimento élfica para realizar emboscadas ou manobras de flanqueamento.
— Lembra-se da minha resposta para você? — Alaric mudou subitamente de assunto.
— Hm?
— "Entendido. Eu sei. Eu sei que você pode lidar com isso." Alleria, vocês elfos são os mestres desta floresta. Uma vez definida a estratégia, as variações táticas não importam; qualquer tática que atinja o objetivo estratégico é uma boa tática. Eu confio tanto em você, mas seu desempenho atual não é digno dessa confiança.
Alaric falou com um tom solene, deixando Alleria sem palavras.
Devido à morte de seu irmão Lirath, embora Alleria mantivesse uma calma superficial, seu interior estava em frangalhos. Aos seus olhos, os humanos e a coalizão eram apenas ferramentas de vingança; ela esquecera como tratar seus aliados com sinceridade.
— Vou reforçar o reconhecimento e, mais tarde, lhe entregarei um plano de batalha.
Alleria, afinal, não era uma pessoa comum. Como uma heroína de Quel'Thalas há muito renomada, a experiente líder dos patrulheiros compreendeu as entrelinhas e o significado profundo das palavras de Alaric.
Antes de partir, Alleria tirou mais duas frutas e as jogou para Turalyon e Alaric.
— Hm, esta é doce — disse Turalyon, parecendo satisfeito.
— Essa mulher tem um espírito de vingança muito forte...
Alaric sentiu um amargor no meio da doçura e, ao olhar para baixo, viu metade de um inseto.
Em marcha de campanha, não havia muito luxo; dormia-se onde houvesse espaço, enrolado em cobertores ao redor da fogueira. Após organizar as sentinelas e inspecionar o acampamento, Alaric reuniu todos os generais e metade dos comandantes da coalizão.
Com uma garrafa de vinho para cada dois, num gesto de camaradagem, Alaric observou os oficiais ao redor da fogueira, sentindo um orgulho genuíno: *Esta é a metade da minha base de apoio.*
Vendo que o rei os reunira e permanecia em silêncio, Henri Schett, confiando em sua antiguidade, foi o primeiro a perguntar:
— Majestade, por que nos reuniu?
— Sentem-se, bebam um pouco, aqueçam-se. Não tenham pressa, a noite ainda é longa.
Alaric pressionou a palma da mão para baixo, pedindo silêncio. Após esperar um pouco, ele começou a falar.
— Embora tenham lutado muitas batalhas ao meu lado, exceto pelos veteranos que me acompanham desde Alterac e Hillsbrad, a maioria não lutou comigo tantas vezes. Embora eu não seja velho, se contarmos o tempo de serviço militar, provavelmente supero muitos aqui. Por isso, abusarei da minha posição para dizer algumas coisas.
Alaric esfregou as mãos; o vento noturno daquela estação já era cortante.
— Primeiro, precisamos entender por que deixamos nossas fortalezas e acampamentos quentes para ajudar os elfos a lutar em Quel'Thalas. Será que um reino tão poderoso quanto Quel'Thalas ainda precisa da ajuda dos humanos? Sei que muitos estão aqui apenas por minha ordem, a ordem do rei, por obediência habitual. Isso é bom, mas também é ruim. Se nem vocês entendem o motivo, como responderão aos soldados quando eles perguntarem? Lutar com dúvidas nunca é bom.
Ajustando a postura, Alaric continuou:
— Eu também já estive angustiado e em dúvida sobre por que orcs e trolls apareceram em nosso mundo. Esse não deveria ser o destino da Aliança! Mas alguém me respondeu: "os tempos mudaram". Sim, os tempos mudaram. Os orcs vieram, os trolls surgiram; eles querem nos escravizar, nos dominar, roubar nossa comida e nossas mulheres, matar nossos pais e filhos. Os tempos mudaram, nem cultivar a terra em paz é possível agora.
Percebendo que os oficiais ouviam atentamente, Alaric fez uma pausa para que refletissem antes de continuar.
— Talvez vocês se perguntem: "isso tem alguma relação com estarmos aqui nestas florestas ajudando os elfos a lutar contra trolls?". Meus companheiros, tem, sim. Alguns de vocês talvez nunca tenham presenciado a brutalidade dos orcs. Em Hillsbrad, dez mil soldados da Aliança travaram uma guerra de atrito contra cinco mil orcs; precisávamos de quase três homens da Aliança para cada orc morto. Embora a guerra tenha chegado a uma proporção de duas baixas e meia para uma, ainda não é um número otimista. Por isso precisamos de reforços, de aliados, de unir todos os amigos possíveis para derrotar todos os inimigos possíveis.
Vendo os oficiais com as testas franzidas, Alaric sentiu que era hora de aumentar o fogo.
— Estes trolls Amani de Zul'Aman vestem armaduras e armas fabricadas pela Horda, roubam a comida dos elfos e gritam arrogantemente diante de nós. Podemos tolerar isso? Eles já são nossos inimigos. Se os deixarmos em paz, cedo ou tarde eles romperão as montanhas e chegarão ao nosso mundo. Devemos repelir o inimigo em suas fronteiras. Hoje, se não ajudarmos os elfos, amanhã não ajudaremos os anões, depois de amanhã não ajudaremos os gnomos. Então, quando chegar a vez de os humanos sofrerem, quem nos ajudará?
Alaric pegou o odre de vinho do guarda, bebeu um gole para aquecer o estômago e lubrificar a garganta.
— Não seria necessário dizer essas coisas. Soldado, guerra, cortar cabeças, isso basta. Mas não quero que meus soldados, oficiais e nobres sejam um bando de idiotas que não entendem o porquê. Por isso lhes digo. As grandes razões já foram dadas, agora falemos dos benefícios.
Sem muitas novidades — promoções, recompensas e glória militar —, Alaric falou por cerca de dez minutos, prometendo um futuro promissor e ensinando aqueles brutamontes a como motivar seus soldados.
— Irmãos, não se percam, não temam, não se deixem intimidar pela força dos orcs. Embora eu tenha dito que um orc pode lutar contra três, nós, humanos, somos dez vezes mais numerosos! Cada homem forte do reino de Alterac pode enfrentar um orc, e eu, seu rei, posso vencer dez! A Aliança triunfará, Alterac ascenderá!
Sob a instigação de Alaric, os generais e oficiais de Alterac soltaram um rugido contido, mas carregado de euforia. O rei falara com tanta clareza que os militares sentiram-se valorizados.
Graças às suas vitórias e à sua força, as palavras de Alaric eram extraordinariamente convincentes. Após a mobilização ideológica, Alaric pediu a um guarda que fingisse ser um orc ou troll, explicando os métodos de combate que ele mesmo desenvolvera na prática.
Enquanto o clima lá era fervoroso, Turalyon, encostado em um tronco de árvore na sombra, perguntou:
— Você não se importa que Alaric não o tenha chamado?
— Sua Majestade disse anteriormente que esta reunião conteria comentários depreciativos sobre os trolls. Ele é um homem atencioso — respondeu Gultagin, agachado ao lado de Turalyon. — Mas o rei cometeu um erro: o ataque aos rins não funciona bem contra nós, trolls. Um guerreiro excelente suporta essa dor. Visar as articulações e os ossos, e então decapitar, é o método correto.
Pela postura vacilante do guarda à distância, Gultagin adivinhou que ele interpretava um troll e apontou o erro de Alaric.
— Entendo. Mais tarde direi a Alaric que ele estava errado.
— Lembre-se de dizer a Sua Majestade que fui eu quem disse.
— Eu direi.
O que Turalyon e Gultagin não sabiam era que, a menos de vinte metros dali, Alleria observava Alaric e o corpo de oficiais de Alterac com um olhar febril. Os batedores dos Viajantes já haviam se espalhado; ao amanhecer, obteriam informações precisas.
Alleria tornara-se viciada em respiração profunda ultimamente, como se seus pulmões dilatados pudessem aliviar a dor em seu coração. Desta vez, parecia sentir o aroma de um vinho chamado vingança.
A doçura da vingança é sempre inebriante.