Capítulo 147: Disputa por Favor
— Deves estar feliz, e com razão, mas também tens de cuidar de ti.
O tom de Wan-Ning ainda trazia um leve reproche, mas Zhang Qing-Zhu já não conseguia prestar atenção a isso; limitou-se a apertar-lhe firmemente a mão.
— O mestre Wen-Shan disse que me vai dar um cargo de professor na academia, e além disso... — Qing-Zhu franziu ligeiramente o sobrolho. — Como isto ainda não está totalmente decidido, prefiro não falar mais para já.
— Vais ter de viver na academia? — A principal preocupação de Wan-Ning era essa.
Qing-Zhu abanou a cabeça:
— Não, nem é preciso morar lá. Só preciso de ir de três em três dias, duas horas de cada vez. E a academia fica a menos de cinco li daqui.
Cinco li certamente não era uma distância grande; era apenas a distância de um breve pavilhão de paragem. Depois de o dizer, Qing-Zhu suspirou com emoção:
— No futuro, poderei ir para a academia e tu não terás de te preocupar comigo, nem com o nosso filho. Tudo isto faz-me parecer que estou a sonhar.
Parecer um sonho... Wan-Ning lembrou-se do início do seu casamento com Zhang Qing-Zhu, daquela estranheza e constrangimento mútuos, até chegarem ao momento presente. Um sorriso terno desenhou-se nos seus lábios. Para ela, aquilo não era menos do que um sonho: estar ali, a trinta li da capital, abraçada ao marido e a partilhar a vida com ele. Para já, isso bastava.
Quando Wan-Ning engravidou, Chen Jue-Rong soube-o um passo antes da senhora Zhang, o que a deixou ligeiramente desagradada. Como é que Wan-Ning vinha logo a engravidar justamente quando ela própria estava prestes a dar à luz?
— Segunda nora, não leve isso a peito — consolava-a Chun-Cao, compreendendo o motivo do seu desgosto. — Afinal, a primeira nora está a viver fora. Mesmo que ela dê à luz, o patrão e a senhora não poderão ver a criança. Por muito parcial que a senhora seja, quando vir o seu bebé, ficará certamente encantada.
O atrevimento de Chen Jue-Rong em bater de frente com a senhora Zhang assentava precisamente na criança que trazia no ventre. Assim que o filho nascesse e fosse levado à presença da senhora Zhang, esta, ao ver o neto, abriria naturalmente um sorriso radiante. Nessa altura, bastaria a Chen Jue-Rong desdobrar-se em atenções e cortesias, murmurando que os humores difíceis da gravidez a tinham levado a desrespeitar a sogra, para que esta encontrasse um pretexto para fazer as pazes e voltassem a ser uma boa dupla de sogra e nora.
Ouvindo estas palavras, Chen Jue-Rong sorriu:
— Tens toda a razão. De qualquer forma, aquela gente lá longe não conseguirá trazer o filho para cá. Para conquistar o favor, é preciso estar por perto.
Estando longe, que favor haveria para conquistar? Chen Jue-Rong baixou o olhar para o próprio ventre: o seu filho seria o primeiro neto do ministro Zhang, o verdadeiro tesouro daquela casa. Quanto ao casal Wan-Ning? Após um breve momento de reflexão, disse a Chun-Cao:
— No entanto, se pudermos arranjar alguns aborrecimentos à primeira nora, tanto melhor. Vai falar discretamente com Xia-Guo e vê se ela consegue...
— Segunda nora! — Aterrorizada a ponto de perder a alma, Chun-Cao atirou-se de joelhos ao chão.
Chen Jue-Rong mostrou-se bastante desagradada com a reação e fuzilou-a com o olhar:
— Desde quando te tornaste tão cobarde? Eu estava apenas a... Enfim, esquece. De qualquer modo, nestes dias tenho andado com poucas forças e já nem me apetece cuidar disto.
— Segunda nora, não é por cobardia, mas a senhora está prestes a dar à luz e deve pensar mais na sua própria saúde — disse Chun-Cao respeitosamente ao erguer-se, sentindo o coração aliviado ao ver que a patroa tinha desistido da ideia.
Chen Jue-Rong estendeu a mão para acariciar a barriga e olhou para a criada:
— Muito bem, muito bem, sei que o fazes pelo meu bem. Mas dize-me, que prendas de felicitações para o parto é que a minha família me mandou?
— Como a gravidez ainda não atingiu o termo pleno, decerto só virão durante o mês do Ano Novo; é provável que a senhora junte essas ofertas às dádivas festivas — respondeu Chun-Cao com um sorriso, enquanto a ajudava a deitar-se.
Chen Jue-Rong bocejou. Pois bem, que Wan-Ning aproveitasse os seus dias de sossego na herdade; dali a pouco tempo, perceberia o quão penoso era viver sem prata.
Ao saber da gravidez de Wan-Ning, a senhora Zhang encheu-se de alegria. Ignorando por completo o que o ministro Zhang dissera, mandou preparar a carruagem para ir visitar a nora. Embora alguns dos criados ao seu dispor tivessem mudado, ela sabia perfeitamente como fazê-los obedecer-lhe. Chun-Tao ainda andava a arrumar os preparativos quando Chen Jue-Rong, apoiada no braço de Chun-Cao, entrou na divisão.
— A minha sogra anda tão atarefada, para onde vai? — perguntou Chen Jue-Rong com um sorriso nos lábios.
— Vou à herdade visitar o meu filho e a minha nora — respondeu a senhora Zhang friamente, sem qualquer disposição para fingimentos agora que as máscaras tinham caído.
Chen Jue-Rong soltou uma risada:
— Ora veja! Afinal, só os que lá vivem é que são o seu filho e a sua nora!
— Parece que a segunda nora ainda tem um pingo de autoconhecimento — interveio subitamente a concubina Zhou, surgindo com alguns objetos nas mãos.
Chen Jue-Rong preparava-se para descarregar a sua fúria, mas Zhou continuou:
— A gravidez da primeira nora também me alegra imenso. Infelizmente não me é permitido ir visitá-la, por isso trago aqui umas pequenas lembranças que peço à senhora que leve consigo.
A senhora Zhang fez um gesto a Chun-Tao para que guardasse as coisas. Furiosa, Chen Jue-Rong exclamou:
— Como é? A concubina também quer...
— Senhora, as regras desta casa estão cada vez mais caóticas — cortou a concubina Zhou, ignorando-a por completo e dirigindo-se apenas à senhora Zhang.
— Já estou velha e sem forças, não me apetece zelar por estas coisas. Desde que não vos falte nada, já me basta — replicou a senhora Zhang com desprendimento.
As faces de Chen Jue-Rong alternavam entre o vermelho e a palidez, ferida por cada palavra picante que a senhora Zhang e a concubina Zhou trocavam. Por fim, não teve outro remédio senão dizer:
— Já que a minha sogra vai sair, peço desculpa por não poder acompanhá-la devido ao meu estado.
— Podes retirar-te — disse a senhora Zhang, fitando-a.
Chen Jue-Rong retirou-se a passos largos, a ferver de raiva, seguida pelo seu séquito.
— Para quê insistir em picar a rapariga em tudo, senhora? — começou a concubina Zhou, mas calou-se de imediato, acrescentando em voz baixa: — Enganei-me. O que a senhora tem em mente vai muito além do que eu consigo calcular.
— Humilhar a nora é coisa fácil, mas de que serve fazê-lo constantemente? — murmurou a senhora Zhang.
Os olhos da concubina Zhou marejaram-se de lágrimas que conteve a custo. A senhora Zhang olhou para ela e disse:
— Além do mais, as intenções dela estão à vista de todos. A bem dizer, chega a ser cómico.
Por muito que Chen Jue-Rong maquinasse, nunca ousaria cortar o sustento ou as vestes da senhora Zhang e da concubina Zhou. Quanto às movimentações de pessoal, o seu alcance era limitado, cingindo-se a colocar pessoas da sua confiança apenas nos postos nevrálgicos. Em tudo o resto, era obrigada a manter o funcionamento habitual. Recordando estas manobras, a concubina Zhou comentou em voz baixa:
— Se a segunda nora tivesse juízo, as coisas nunca teriam chegado a este ponto.
— O que me irrita não é ela — confessou a senhora Zhang.
O que verdadeiramente a indignava era o ministro Zhang. Eram casados há mais de vinte anos, e o marido irritara-se profundamente por causa daquela querela, chegando ao ponto de tomar decisões estúpidas. Por isso mesmo, a senhora Zhang decidira cruzar os braços; só quando o escândalo rebentasse é que o ministro compreenderia o seu erro.
— Quem diria que até entre marido e mulher haveria tantos cálculos — suspirou a concubina Zhou, carregada de amargura.
A senhora Zhang olhou para ela e perguntou:
— Dize-me, queres vir comigo à herdade?