Capítulo vinte e dois: O Selamento do Oráculo
Três dias depois, na aldeia de Xiaba, condado de Zherong, província de Fujian.
Seguindo o endereço fornecido por Ge Ge, o domicílio registrado de Wang Aiyun era justamente nesta aldeia. Pelo tamanho e pela arquitetura local, o lugar não parecia ser próspero; bastava um olhar para ver apenas um aglomerado de casas térreas em ruínas. A população não devia passar de cem pessoas, e as raras casas de dois ou três andares destacavam-se como cisnes em meio a patinhos feios.
Ao descer do carro, Zhang Guozhong ficou perplexo. Viu quatro ou cinco carros pretos saindo da aldeia em fila indiana. Os dois primeiros eram Mercedes, e embora os modelos dos outros fossem difíceis de identificar, pareciam ser veículos de alto luxo. Dizem que não se deve julgar um livro pela capa, e o mesmo valia para uma aldeia: aquele lugar miserável, à primeira vista, não parecia ser o tipo de lugar onde morassem pessoas capazes de possuir uma frota de Mercedes.
Ao entrarem na aldeia, não tiveram dificuldade em encontrar a casa do "Manco Liu". Eram apenas algumas casas térreas humildes, mas os carros estacionados à porta não condiziam com a pobreza da construção; todos eram veículos importados de luxo. Parecia haver algum problema, pois o portão estava fechado e havia muitas pessoas em volta: algumas espiando pelas frestas, outras sentadas suspirando, algumas cochichando e até gente chorando e se ajoelhando diante da casa.
— Com licença, meu caro... — Zhang Guozhong tocou o ombro de um homem de terno que fumava, visivelmente preocupado. — Poderia nos dizer se esta é a casa do Mestre Liu?
— Vocês também vieram consultar a sorte? — O homem franziu a testa, com uma expressão de quem carregava o peso do mundo.
— Sim, exatamente — respondeu Zhang Guozhong com um sorriso forçado. — É preciso entrar na fila?
— Ele fechou o oráculo! — O homem balançou a cabeça e continuou a fumar.
— Como assim? — Zhang Guozhong estranhou. — Por quê?
— E eu lá sei? — O homem deu de ombros. — Estamos todos aqui esperando... Há pouco tempo, ele também fechou o oráculo. Dizem que alguém esperou um dia e uma noite inteiros, e então ele voltou a atender. Acho que ele está testando a nossa sinceridade!
"Fechar o oráculo?", pensou Zhang Guozhong. Que história era aquela? Um adivinho não era um Bodhisattva. Se alguém paga para ser consultado, ele deveria apenas receber o dinheiro e fazer o trabalho, sem essa bobagem de testar a sinceridade. Será que precisavam erguer uma estátua dele em casa e oferecer incenso para que ele aceitasse fazer a leitura?
— Senhor, quando ele fechou o oráculo? — Li Dong parecia suspeitar de algo.
— Ontem... — O homem apontou para um Cadillac próximo. — Aquele sujeito está esperando há um dia e uma noite. Alguns que não aguentaram já foram embora.
Parecia que a frota de carros de luxo não pertencia a magnatas escondidos na aldeia, mas sim a clientes que não tinham "sinceridade" suficiente.
— Bem... vamos esperar então — suspirou Zhang Guozhong. Que maré de azar era aquela? Quem ele procurava estava morto ou desaparecido, e quem estava vivo fechava o oráculo. Parecia tudo combinado.
A tarde passou num piscar de olhos. Com o cair da noite, mais pessoas desistiram e foram embora. Quando escureceu de vez, além de Zhang Guozhong, o velho Liu, Li Dong e Qin Ge, restava apenas um menino maltrapilho, de uns dez anos, sentado numa pedra, olhando fixamente para a casa do Manco Liu.
— Ei, rapaz, está com fome? — Zhang Guozhong ofereceu um pão ao menino. Durante o dia, ele já tinha notado a criança; enquanto os outros clientes eram magnatas bem-vestidos e barulhentos, o menino permanecia em silêncio, como um mendigo, sem desviar os olhos da casa. Tinha tentado falar com ele, mas o garoto era como o estrategista Xu Shu no acampamento de Cao Cao: não dizia uma palavra.
Ao ver o pão, o pomo de Adão do menino se moveu. Ele estava faminto.
— Coma! — Zhang Guozhong forçou o pão nas mãos dele.
— Aqui tem água! — Qin Ge surpreendeu a todos ao oferecer uma garrafa de água mineral.
O menino olhou para Qin Ge, aceitou a água e devorou o pão.
— Coma devagar! Tem mais! — Zhang Guozhong tirou todos os pães da mochila.
— Você também veio consultar a sorte? — Zhang Guozhong sentou-se ao lado do menino. — Qual é o seu nome, rapaz?
— Huzhi — respondeu o menino, parecendo menos hostil.
— Seus pais sabem que você está aqui? — Zhang Guozhong pensou em seu próprio filho, Zhang Yicheng. Se ele desaparecesse por um dia inteiro, ele estaria desesperado.
Ao ouvir "pais", o menino franziu a testa, balançou a cabeça afirmativamente e depois negou, de forma ambígua.
— O que você quer perguntar? — Zhang Guozhong sorriu. O que poderia afligir uma criança a ponto de ela esperar um dia inteiro?
— Eu... eu quero encontrar meu pai! — Huzhi finalmente desabafou. — Se ele não pagar a mensalidade, a escola vai me expulsar!
— Procurar seu pai? — Zhang Guozhong ficou surpreso.
— Sim... — Huzhi suspirou. — Meu pai disse que ia pedir dinheiro emprestado para pagar a mensalidade, mas já faz uma semana! Estou sem comer há dois dias!
— Uma semana? — Zhang Guozhong estranhou. — E sua mãe?
— Não tenho mãe! — O menino balançou a cabeça. — Nunca a vi...
— Você chamou a polícia?
— Sim! — Huzhi assentiu. — Eles me mandaram esperar em casa...
— E depois?
— Aí eu me lembrei do Manco Liu e quis perguntar para ele onde meu pai foi parar... — O menino soluçava enquanto comia.
— Você é desta aldeia? — Zhang Guozhong percebeu algo. Os estrangeiros chamavam o homem de "Mestre Liu" por respeito, mas o garoto o chamava de "Manco Liu". Certamente era um local.
— Sim! — Huzhi apontou para o oeste. — Minha casa é ali!
— Vou perguntar ao Manco Liu se ele pode abrir uma exceção para você — disse Zhang Guozhong, levantando-se e batendo a poeira das calças. Ele caminhou até a porta e começou a bater.
— Guozhong! — O velho Liu tentou impedir. — Isso não é bom. Existem regras nesse meio. Se ele disse que fechou o oráculo, deve ter um motivo. Forçar a barra só trará problemas.
— Ele só usa truques de animais, que regras ele pode ter? — Zhang Guozhong estava impaciente. — O pai do menino sumiu, ele está esperando há um dia. Não acredito que uma única leitura vá matá-lo!
— Guozhong! — O velho Liu o puxou de volta. — Você não é mais criança, use o cérebro! Aqueles magnatas que vieram hoje, todos com carros de luxo, são verdadeiros deuses da fortuna. Se ele ainda pudesse consultar o oráculo, você acha que ele os mandaria embora?
— Então o que fazemos? Esperamos a noite toda?
— Pois que esperemos! — disse o velho Liu com seriedade. — Quanto mais alguém depende de artes ocultas, maior é o temperamento.
Enquanto discutiam, ouviu-se um rangido. O portão abriu. Um rosto enrugado apareceu: — Quem é? Que barulho é esse? Não podem deixar alguém em paz?
— Mestre Liu? — O velho Liu fez uma reverência. — Como tem passado, Mestre?
— Quem é você? — O Manco Liu abriu os dois portões, examinando o velho à sua frente. Parecia mais velho que ele, mas não o reconhecia.
— O Mestre tem a memória curta! — O velho Liu continuou com seu mistério. — Não é lugar para falar. Podemos entrar?
— Eu conheço você? — O Manco Liu continuava desconfiado.
— Tio Liu! — Huzhi interrompeu. — Ajude-me a encontrar meu pai!
— Huzhi? — O Manco Liu surpreendeu-se. — O que faz aqui?
— Tio Liu! — O menino correu até ele e começou a chorar. — Meu pai sumiu!
— O quê? — O Manco Liu ficou atônito. — Não chore, fale devagar!
— A escola quer o dinheiro, não temos nada. Ele saiu para pegar emprestado e não voltou! — Huzhi soluçava. — Se ele não voltar, vão me expulsar...
— Não se preocupe, eu tenho dinheiro... — O Manco Liu, que parecia ser uma boa pessoa, começou a procurar nos bolsos, mas, ao perceber que não levava dinheiro, virou-se para entrar em casa.
— Mestre Liu! — Zhang Guozhong interveio. — O menino não quer dinheiro, ele quer que o senhor o ajude a achar o pai!
— Ah! — O Manco Liu percebeu, olhou em volta e suspirou. — Huzhi, hoje seu tio não pode te ajudar... — Ele olhou para Zhang Guozhong e fez um gesto de negação. — Vocês também podem ir embora. A partir de hoje, parei de consultar a sorte! Vão embora!
— Mestre Liu! — Zhang Guozhong tirou um maço de notas, pelo menos dez mil yuans. — Abra uma exceção, não deixaremos o senhor trabalhar de graça!
— Não é uma questão de dinheiro! — O Manco Liu balançou a cabeça. — Vão embora!
— Mestre Liu! — Qin Ge não aguentou. — Viemos dos Estados Unidos. Há vidas em risco, precisamos desesperadamente da sua ajuda!
— Ai... que gente insistente! — O Manco Liu suspirou. — Entrem! Para que desistam de vez!
— Desistir? — Zhang Guozhong estava confuso.
A casa era simples. Uma sala com uma mesa quadrada e duas cadeiras. Havia uma lâmpada fraca de vinte watts, deixando o ambiente escuro como um porão.
— Ontem à noite, sonhei que o Imortal se despedia de mim! — disse o Manco Liu, suspirando. — Disse que não podia mais ficar em Xiaba e que precisava partir. Ao acordar, perdi tudo! — Ele apontou para o calendário na parede. — Não consigo ler uma palavra! Não vejo nada! Voltei a ser como antes! O Imortal... foi embora!
— Foi embora? — O velho Liu ficou pensativo. — Ele não disse por quê? Você cometeu algum tabu?
— Não sei! — O Manco Liu balançou a cabeça. — O Imortal me pedia para praticar a caridade, e eu o fiz. Construí pontes e estradas. A estrada de asfalto que entra na aldeia foi paga por mim, mais de cem mil yuans! Não guardei um centavo. Se soubesse, teria guardado algo para o meu funeral...
— Há quanto tempo o Imortal estava com o senhor? — perguntou Zhang Guozhong.
— Dez anos... — O Manco Liu começou a contar. — Naquele inverno, encontrei uma doninha grande ferida no campo. Tive pena e a levei para casa, cuidei dela. Depois, ela sumiu. Naquela noite, sonhei que o Imortal me agradecia por salvar sua vida e me concedia uma visão especial para que eu pudesse viver. No dia seguinte, eu sabia ler, sabia tudo. Quando olhava para alguém, via o futuro como um filme. Foi assim que comecei a viver disso. Mas parece que a festa terminou...
— Ouvi dizer que o senhor já tinha fechado o oráculo antes? — Zhang Guozhong lembrou-se do homem de terno.
— Sim! — O Manco Liu assentiu. — Há alguns dias, aconteceu o mesmo. Acordei e não sabia ler nem via nada. Mas o Imortal não apareceu em sonho. Depois, do nada, voltou ao normal. Não imaginei que voltaria a acontecer tão cedo...
— Há alguns dias? — Zhang Guozhong perguntou. — Quanto tempo exatamente? Pense, o senhor fez algo de errado?
— Há mais de uma semana... Eu sou um manco, não saio de casa, o que eu poderia ter feito? — O Manco Liu franzia a testa. — Espere... parece que saí... mas para quê? Ai, minha memória... — Ele tentava se lembrar, mas não conseguia. — Naqueles dias, minha mente estava em branco.
— Há mais de uma semana? — O velho Liu lembrou-se do que Wang Aiyun lhe dissera. — O senhor encontrou Wang Aiyun?
— Wang Aiyun? — O Manco Liu tentou se concentrar. — Realmente não me lembro!
— Deixe-me... — Li Dong se levantou e pegou seu material de Zhuyu. — Mestre, vou ajudá-lo a lembrar o que fez. Não é apenas por nós, é para que o senhor possa garantir o custo do seu funeral!
— O que está fazendo? — O Manco Liu estranhou ao ver Li Dong colar amuletos na parede. — Quem são vocês?
— Explicaremos depois... — Li Dong começou a circular o Manco Liu. Após algumas voltas, o Manco Liu começou a revirar os olhos. Depois de murmurar algumas palavras, Li Dong franziu a testa. — Mestre Liu, não é que a memória dele seja ruim... O que ele fez naquele dia, nem a própria alma dele sabe...