Capítulo 192: Parece que esqueci alguma coisa
O Senhor Imortal Céu Escarlate chegou ao Terraço de Boas-vindas aos Imortais.
Os soldados celestiais haviam desaparecido sem deixar vestígios. Restavam apenas quatro tambores de trovão, espalhados pelos quatro pontos cardeais.
Sem o apoio dos soldados celestiais, os tambores voltaram a tombar em meio às ruínas. Dois deles apresentavam sinais de dano que, após uma observação cuidadosa, pareciam ter sido causados por golpes de baqueta.
Céu Escarlate permaneceu entre os escombros, examinando o local. A aura do imortal havia se dissipado quase por completo, deixando apenas um fio residual, extremamente tênue.
Quanto aos rastros do demônio e do mortal, haviam desaparecido por completo.
Talvez tivessem sido deliberadamente ocultados.
Céu Escarlate seguiu aquela aura quase extinta e chegou à cidadezinha ao pé da montanha.
O lugar ficava a certa distância da Montanha do Tún, e parecia não ter sido muito afetado. Pouco antes, quando os mortos do Rio Amarelo invadiram a região, os cultivadores da Seita da Montanha do Tún haviam se encontrado entre a vida e a morte. Para os habitantes da cidade, porém, tudo o que ocorrera fora contemplar o céu sombrio e sentir um leve frio.
Céu Escarlate parou numa das extremidades da rua principal e lançou um olhar ao redor.
As auras dali eram confusas: havia o sopro espiritual oculto de cultivadores, algumas criaturinhas demoníacas e espíritos disfarçados, mas a maioria era formada por simples mortais.
Depois de chegar ao mundo humano, o poder de um imortal sofria inevitavelmente certas limitações. Céu Escarlate franziu ligeiramente a testa e permaneceu imóvel por um instante.
De repente, percebeu uma aura estranha, semelhante a uma fita de seda levada pelo vento, ziguezagueando velozmente por entre a multidão.
Seu olhar errante fixou-se subitamente a sudeste. Abrindo caminho entre as pessoas, ele perseguiu aquela aura, semelhante a um peixe, que se afastava.
Entrou numa viela estreita e caminhou contra o fluxo da multidão.
À sua frente havia uma figura esguia: um jovem vestido de branco, com uma coroa de jade.
A aura estava presa ao corpo dele.
Céu Escarlate seguiu-o de perto, até que ambos chegaram ao centro mais movimentado da cidade. Carruagens e pessoas cruzavam-se por todos os lados, e o lugar logo se tornou apinhado. O homem diminuiu o passo e começou a olhar ao redor, aparentemente atraído pela cena próspera e movimentada.
Transformado num jovem comum, o Senhor Imortal Céu Escarlate estendeu a mão e bateu no ombro do desconhecido.
— Meu senhor...
O homem virou-se ao ouvir a voz. Tinha um rosto extremamente comum.
Era bastante diferente do que Céu Escarlate imaginara.
— O que quer?
A voz do outro era áspera, e seu tom, nada amistoso.
Céu Escarlate voltou a si e estava prestes a sondá-lo com algumas perguntas quando um homenzinho de papel branco, do tamanho da palma da mão, caiu de sob a barra das vestes do homem de branco. Céu Escarlate curvou um dedo, e o bonequinho flutuou automaticamente até sua palma.
Seu polegar deslizou pela superfície do papel. Com efeito, a chamada aura imortal fora deliberadamente presa àquele objeto para atraí-lo para longe.
O jovem à sua frente resmungou alguma coisa, provavelmente um insulto. Céu Escarlate riu e balançou a cabeça. Não esperava ter sido enganado por um truque tão simplório.
No último andar da estalagem mais alta da cidade, dois convidados ilustres estavam sentados junto à janela: um homem e uma mulher.
O homem vestia uma longa túnica de brocado púrpura-escura. Trazia os cabelos presos por uma coroa de jade branco adornada com motivos de turquesa e brincava com um leque dobrável de madeira laqueada, decorado com arabescos dourados. Abria lentamente as duas folhas e depois as fechava, enquanto baixava os olhos, aparentemente distraído, para observar a multidão que atravessava as ruas.
A mulher usava uma simples saia e blusa azul-clara, com os cabelos negros presos de maneira displicente por um grampo de jade em forma de gomo de bambu. Não trazia qualquer outro adorno. Ainda assim, seu rosto era belo como uma flor de pessegueiro e seus olhos, límpidos como amêndoas banhadas em água. A cada movimento do olhar, uma luz viva parecia cintilar neles. Com uma das mãos, segurava um pequeno doce de osmanthus e o saboreava em mordidas delicadas, sem demonstrar o menor interesse pela agitação do lado de fora.
Sentados frente a frente junto à rua, o homem e a mulher não conversavam, como se mal se conhecessem.
Somente depois que o jovem que rondava lá embaixo se afastou, o homem retirou os olhos da rua, ergueu o bule e encheu a xícara de chá de uma terceira pessoa.
— Ele já foi embora. Pode sentar-se.
O aposento claramente continha apenas os dois, mas o homem parecia falar com o ar.
...
Mais precisamente, falava com o vaso de pessegueiro que surgira de maneira abrupta.
Num piscar de olhos, a planta de cores vivas transformou-se num jovem de aparência formosa. Ele inspirou de maneira exagerada e sentou-se na única cadeira que restava junto à mesa.
A mulher que comia os doces fechou a janela com cuidado.
No aposento estavam Tao Mian e seus dois companheiros.
Meia hora antes, o jovem Senhor Imortal Tao segurava uma baqueta quando seu corpo estremeceu violentamente de repente.
Xue Han franziu a testa e olhou para ele, perguntando com preocupação:
— Está tendo algum ataque?
Tao Mian lançou-lhe um olhar de esguelha antes de responder:
— Percebi uma aura sinistra. Uma aura extremamente sinistra.
—...
Xue Han estava prestes a dizer-lhe, exasperado, que parasse de agir como um lunático, quando Tao Mian estremeceu outra vez e saiu correndo em direção ao sopé da montanha.
— Depressa, depressa! Ele está nos alcançando!
Assim, os outros dois foram atrás de Tao Mian, correndo a toda velocidade rumo ao pé da montanha. Quando estavam prestes a chegar à cidade, Tao Mian, sem parar de correr, tirou do peito uma pilha de pequenos bonecos de papel. Puxou um deles entre os dedos e esfregou-o nos próprios cabelos.
Xue Han lançou um olhar de soslaio, desviou os olhos e depois tornou a encará-lo.
— Que espécie de talento é esse?
— Não se preocupe. Vai ser útil.
Os cabelos de Tao Mian se eriçaram, uma mecha inteira levantando-se contra o vento. A Nona ergueu a mão e aproximou-a. Estalos elétricos ressoaram no ar.
O jovem Senhor Imortal Tao curvou-se. Assim que os dois pés do bonequinho tocaram o chão, ele ganhou vida automaticamente. Cambaleou por dois passos, adaptando-se ao novo corpo, e então abriu os quatro membros. Como uma pipa, deixou-se levar pelo vento e foi colar-se, com um estalo, às costas de um azarado transeunte.
Depois, moveu braços e pernas e, mantendo-se grudado às roupas do desconhecido, foi se arrastando até alcançar a parte da frente.
Tao Mian virou a cabeça para olhar para trás. A aura semelhante à sua estava se aproximando.
Ele empurrou o comerciante Xue e puxou a Nona, conduzindo os três para dentro de uma viela.
Somente depois que o jovem disfarçado deixou o local, perseguindo o bonequinho de papel, Xue Han endireitou o corpo.
— Vamos para lá.
Ele apontou para a ponta de um beiral que se projetava do salão de chá.
Tao Mian não concordou.
— É óbvio demais. Não serve.
— Você não conhece o princípio de que a escuridão sob a luz é a mais segura? Quanto maior o perigo, maior a segurança.
—... Você só quer encontrar um lugar tranquilo e elegante para ficar.
— Naturalmente. O senhor Xue jamais fugiria de maneira tão indigna.
—...
A Nona raramente saía de casa. Finalmente, quando teve a oportunidade de acompanhar Tao Mian e Xue Han, deparou-se logo com uma situação tão emocionante.
Atordoada, seguiu os dois amigos até o salão de chá.
Agora estavam numa sala reservada, observando cada movimento lá embaixo. Tao Mian fizera questão de se transformar numa árvore de pessegueiro, e Xue Han concordara com evidente desprezo.
Naquele momento, o indivíduo estranho já havia partido, e Tao Mian voltara à forma humana.
Xue Han não perdeu a oportunidade de repreendê-lo:
— Olhe para o sol escaldante lá fora. De onde viriam flores de pessegueiro nesta estação?
— Cuide da sua vida. Eu quero ser uma árvore de pessegueiro.
Tao Mian segurou a xícara que o comerciante Xue lhe servira e bebeu de um só gole.
A Nona ainda estava preocupada com a identidade do homem que haviam encontrado.
— Tao, por que aquele jovem nos perseguiu sem parar?
O comerciante Xue tratou logo de se excluir da questão:
— Ele estava perseguindo Tao Mian. Não envolva nós dois.
Tao Mian também pegou um doce e levou-o à boca.
— Não o conheço, mas percebi que ele carregava uma aura semelhante à minha.
— Um imortal? — A Nona inclinou a cabeça, pensativa. — Parece que os tambores de trovão foram úteis. Embora isso provavelmente também se deva ao fato de ter sido Tao quem os tocou.
Ao ouvir aquilo, Tao Mian estava prestes a assumir uma postura arrogante, mas Xue Han lançou uma observação:
— Tem certeza de que não foi porque você tocou tão mal que os imortais vieram procurá-lo?
— E daí? — Tao Mian revirou os olhos. — O importante é que funcionou.
Os três permaneceram algum tempo no salão de chá. Então, de repente, Tao Mian começou a se mexer inquieto na cadeira.
— Tao? — A Nona olhou para ele, confusa. — Está com fome?
— Não. Sinto que esqueci alguma coisa... Eu esqueci... esqueci...
De repente, seus olhos se arregalaram.
— Ah! Deixei meu discípulo na montanha!